Revista da ANPG está no ar

carteira de estudante

 

 

Está no ar o  volume 1 de 2013 da revista da ANPG – Ciência, Tecnologia e Políticas Educacionais. Após reformulação, a revista adota a política do Open Acess e da versão eletrônica. Com publicação trimestral, a revista reúne em seu conselho científico doutores de importante reconhecimento em diversas áreas, bem como que se aproximam da pauta política e de trabalho da entidade. (Veja aqui os membros do conselho)

A Revista está hospedada na plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), um software que favorece as ações de editoração, dinamiza o fluxo das informações e permite aos autores um rápido processo de submissão, acesse: www.anpg.org.br/revista
De acordo com o editor da revista da ANPG, Dr. José Luiz Simões, o periódico destina-se à divulgação da produção técnico-científica relacionada à área da educação científica, políticas públicas de ciência, tecnologia e educação e avanços, descobertas e inovações científicas de todas as áreas do conhecimento.
Avaliada simultaneamente com Qualis B5 em INTERDISCIPLINAR, B5 em PSICOLOGIA e C em CIÊNCIAS AGRÁRIAS, prevê-se que neste novo momento a revista foque nas recomendações para periódicos da área de educação.
Depois de publicados os primeiros volumes do periódico, um dos critérios imprescindíveis estabelecidos no planejamento do conselho editorial, trata da tramitação de pedidos de indexação nas bases Scielo, Redalyc e Latindex. Segundo Jouhanna Menegaz, editora de seleção, outras bases com processo de indexação menos complexo podem ser ainda acrescidas a este planejamento. “Estamos buscando a excelência e a projeção da revista. Este não é um processo que se dá automaticamente, demanda esforço e planejamento. Pretendemos atingir a indexação nestas bases no período de um ano, um ano e meio” Afirma.
Em caráter permanente, os interessados em publicar artigos poderão enviar o material para submissão continuadamente. Não há um edital que estabeleça prazos. Basta acessar o site www.anpg.orb.br/revista e ler as diretrizes de submissão.
O conselho editorial também está aceitando o cadastro ad hoc de mestres e doutores como consultores nas áreas de escopo da revista, a fim de agregar um vasto número de pesquisadores que possuam expertise, possibilitando uma avaliação realmente realizada pelos pares. Para entrar em contato, envie e-mail para [email protected]
SOBRE OS EDITORES
José Luis Simões, editor da Revista da ANPG, possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Foi coordenador das Licenciaturas Diversas na Universidade Federal de Pernambuco (2007-2009), atualmente é professor adjunto e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Práticas de Ensino e História da Educação. Pesquisa principalmente os seguintes temas: História da Educação, Educação Física Escolar, Teoria do Processo Civilizador e Cidadania.
Jouhanna Menegez é mestre e enfermagem e doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa Educação em Enfermagem e Saúde (EDEn) tem como linha de pesquisa a formação profissional e docente em saúde. É também secretária-geral da ANPG, editora de seleção da Revista e representante da ANPG no Conselho Superior da CAPES.
Cintia Palu, editora de texto e Layout, é doutoranda em Biologia Celular e Molecular, com área de concentração em Farmacologia e Imunologia pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ/RJ
Robson Câmara, editor de submissão, é doutorando em Sociologia, Mestre em Educação.
Da redação