Foto: Richard Silva
Foto: Richard Silva

A deputada irá realizar audiência pública, na Comissão de Educação da Câmara, a fim de discutir as reivindicações dos pós-graduandos com os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação

Na última quarta-feira (27/05), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou requerimento da deputada Alice Portugal que solicita realização de Audiência Pública destinada a discutir a importância da pós-graduação no país e os direitos dos pós-graduandos. Para o debate serão convidados os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz; e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

Para Alice, o debate sobre a qualidade dos cursos de especialização no país é fundamental. Isso porque a atual indústria da especialização cria, dia após dia, cursos que nem sempre estão de acordo com a legislação ou com o padrão exigido pelo Ministério da Educação.

Além disso, a deputada destaca a importância de ouvir as reivindicações dos pós-graduandos. A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) apresenta uma pauta de reivindicações que inclui a universalização e valorização das bolsas de pesquisa; o estabelecimento de mecanismo de reajuste anual dos valores das bolsas de pesquisa; a assistência estudantil; entre outras. “Trata-se de pauta ampla, porém factível, que necessita ser submetida ao debate neste Colegiado”, afirma a deputada.

Fonte: Assessoria de Imprensa Alice Portugal

Write A Comment