Capes se reúne com pró-reitores e fala em comissão para debater a Portaria Conjunta nº 1

carteira de estudante

Pró-reitores discutiram assuntos como passagens e diárias para universidades federais e o acúmulo de bolsas com vínculo empregatício.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, se reuniu nesta quarta-feira (29), com o diretório do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). O encontro aconteceu em Brasília e contou com a presença do diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio de Oliveira, do diretor de Avaliação, Lívio Amaral, e do chefe de Gabinete, Geraldo Nunes.

Além do atendimento individual feito pelos representantes da Capes, os componentes do diretório puderam discutir assuntos como o limite de passagens e diárias para as universidades federais; a possibilidade de formação de uma comissão de análise e avaliação da situação atual da Portaria Conjunta Capes-CNPq n° 01/2010, que trata sobre o acúmulo de bolsa com vínculo empregatício; e a representação do fórum na missão de trabalho da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Capes aos EUA.

Na ocasião, Guimarães ressaltou a importância da atuação do Foprop especialmente em dois aspectos: no trabalho conjunto entre a Capes e as instituições, no intuito de acelerar e desburocratizar o reconhecimento de diplomas, e na implementação de ações por parte das universidades, que visem à diminuição das discrepâncias entre a produção científica das regiões Sul e Sudeste em relação às Norte e Centro-Oeste.

Segundo a presidente do Foprop e pró-reitora de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marilza Vieira Cunha Rudge, um dos objetivos do encontro foi agradecer à Capes o modo transparente como vem trabalhando com as universidades. Para ela, a reunião teve um balanço totalmente positivo. "A visita foi muito produtiva. Especialmente porque apresentamos sugestões e também recebemos demandas por parte da Capes", explicou.

A ANPG está acompanhando as movimentações junto às agências e já reivindicou participação no debate sobre as novas regras a serem divulgadas a respeito da Portaria Conjunta.

(Ascom da Capes)