Icict/Fiocruz dará aula aberta sobre ciências sociais na saúde

carteira de estudante

Aula especial no PPGICS traz a socióloga Madel Luz para debater o tema hoje (01/07)
 
Encerrando a disciplina “Seminários Interdisciplinares de Pesquisa I, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), no dia 1º de julho, será ministrada a aula especial "(Des)Caminhos das Ciências Sociais na(da) Saúde", com a pesquisadora Madel Luz. O evento ocorrerá às 13h30, no Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, sala 710, localizado na Avenida Brasil, 4.036, em Manguinhos.
 
O coordenador da disciplina, professor André Ferreira Neto, fala da relevância de se discutir a interdisciplinaridade em um momento em que os conhecimentos são cada vez mais transversais, com várias faces e também levanta suas inquietações com o assunto. “É um dos grandes temas que nós, professores e alunos nos defrontamos e refletimos: o que é ser interdisciplinar? Como ser interdisciplinar? Como fugir da tradição disciplinar que compartimenta e feudaliza conhecimentos e saberes? Como podemos exercer uma prática de pesquisa e ensino que fuja da tendência massiva dominante?”
 
Diante dos desafios colocados no exercício da interdisciplinaridade, a aula contará com a presença daquela que é considerada uma das pioneiras na reflexão sobre Ciências Sociais e Saúde, Madel Luz, que é professora titular aposentada da UERJ e da UFRJ, além de ser professora colaboradora da UFRGS e da UFF. Com larga experiência em Sociologia da Saúde, com ênfase em Saúde Coletiva, a pesquisadora explora os seguintes temas: racionalidades médicas, práticas integrativas e complementares em saúde, corpo e saúde, políticas e instituições de saúde, trabalho, produção científica e saúde, biociências e cultura.
 
Para enriquecer a discussão para a aula, está disponível no site do Icict, o texto a partir do qual é possível refletir sobre o tema proposto: “Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade de saberes e práticas – análise sócio-histórica de uma trajetória  paradigmática”, da pesquisadora Madel Luz. Para baixá-lo, acessehttp://www.icict.fiocruz.br/content/ciencias-sociais-e-saude-sob-otica-da-interdisciplinaridade
 
A aula é aberta a alunos e docentes de Informação e Comunicação em Saúde, profissionais que atuem na área e público em geral. Não há necessidade de inscrição.

Texto de referência para aula: LUZ, Madel T.. Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade de saberes e práticas – análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saude soc. 2009, vol.18, n.2 p. 304-31