Prêmio Capes-Interfarma seleciona as duas melhores teses de 2015

carteira de estudante

laboratory-scientists-research-innovation
Crédito: visual.hunt

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa, outorgado às duas melhores teses de doutorado defendidas em 2015 relacionadas à Inovação e Pesquisa na Área de Saúde Humana ou Ética/Bioética no Brasil, nas áreas e subáreas de avaliação Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem ou de Ciências Biomédicas (que inclui Genética; Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia; Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Biologia Celular).
Os trabalhos selecionados foram “Ativação da heme oxigenase-1 e via da necroptose como mecanismos imunopatogênicos na infecção de macrófagos por Leishmania Infantum”, escrita por Nívea Farias Luz, para o Programa de Pós Graduação em Patologia Humana da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e “Patógenos emergentes no gênero Sporothrix e a evolução global da patogenicidade” de autoria de Anderson Messias Rodrigues, defendida no Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Imunologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Os vencedores receberão troféu, prêmio no valor bruto de R$ 31.045,24 e bolsa de até 12 meses para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional. Além disso, autores, orientador(es), coorientador(es) e programa(s) em que foram defendidas as teses receberão certificado de premiação. Autores e orientadores também receberão passagem aérea e diária para comparecerem à cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 14 de dezembro. O orientador receberá, ainda, prêmio de R$ 3 mil para participação em congresso nacional.
Confira os detalhes dos trabalhos vencedores:
Autor: Nívea Farias Luz
Orientador: Valéria de Matos Borges
Tese: Ativação da heme oxigenase-1 e via da necroptose como mecanismos imunopatogênicos na infecção de macrófagos por Leishmania Infantum
Área: Medicina II
Programa de Pós Graduação: Patologia Humana
IES: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Autor: Anderson Messias Rodrigues
Orientador: Zoilo Pires de Camargo
Coorientador: G. Sybren de Hoog
Tese: Patógenos emergentes no gênero Sporothrix e a evolução global da patogenicidade.
Área: Ciências Biológicas III
Programa de Pós Graduação: Microbiologia e Imunologia
IES: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
 
Fonte: (CCS/Capes)