Seminário e publicação lançam olhar para as desigualdades em saúde no Brasil

carteira de estudante

stethoscope-and-ballpen-on-prescription
Crédito: visual.hunt

Ao longo dos últimos meses, diversos pesquisadores vêm se debruçando sobre os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), que trouxe dados inéditos sobre as condições de saúde, riscos e acesso a serviços pela população brasileira, ao longo de quatro volumes editados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As análises realizadas foram publicadas em novembro, no suplemento “A Panorama of Health Inequalities in Brazil”, do periódico International Journal for Equity in Health.
É um abrangente panorama das desigualdades em saúde no Brasil, que traz 14 artigos inéditos, avaliados e publicados por um dos periódicos internacionais mais importantes nessa área. O suplemento foi editado por James Macinko, professor dos departamentos de Ciências da Saúde Comunitária e Gestão e Políticas de Saúde da Universidade da Califórnia em Los Angelas (UCLA), e Célia Landmann Szwarcwald, pesquisadora titular do Icict/Fiocruz, e também uma das responsáveis pela coordenação técnica do estudo da PNS 2013.
Dentre os temas abordados nos artigos estão os hábitos de saúde, desigualdades econômicas e limitações funcionais entre a população brasileira, desigualdades na expectativa de vida saudável entre os brasileiros, cobertura e acesso na saúde reprodutiva e maternal, doenças crônicas, acidentes e violências, e desigualdades no acesso a serviços no Brasil. Participam do suplemento pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.
O lançamento do suplemento será realizado no dia 07 de dezembro, em seminário do Centro de Estudos do Icict/Fiocruz, no Rio de Janeiro. Durante a atividade, pelo menos um dos autores de cada artigo irá participar de debate sobre os resultados encontrados. Os resumos de cada artigo serão apresentados pelos editores do suplemento, Célia Landmann Szwarcwald e James Macinko. Ao final da atividade, também haverá uma conversa com o pesquisador Paulo Buss, do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz e colaborador da Organização Mundial de Saúde, tendo sido vice-presidente do Comitê Executivo entre 2010 e 2011. Ele irá discutir implicações nas políticas públicas, dentre avanços e desafios a serem enfrentados pelo Estado no campo da saúde.
Seminário do Centro de Estudos
Um panorama das desigualdades em saúde no Brasil: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde – 2013
Quarta-feira, 7 de dezembro de 2016, 9h30 às 12h30
Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi – Biblioteca de Manguinhos – Campus Fiocruz
Av. Brasil 4.365 – Rio de Janeiro
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br
Vagas limitadas. Certi­cados de participação disponíveis mediante cadastro no site.