Unicamp aprova moção de apoio e fortalece campanha de bolsas

carteira de estudante

Nas reuniões de 1º de março de 2011, as Câmaras de Administração e de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicamp aprovaram por unanimidade moção proposta pela representação discente da pós em apoio à demanda dos alunos pelo aumento no valor de suas bolsas de pesquisa no país. 

 

Docentes presentes às reuniões chegaram a relatar dificuldade em obter novos alunos de mestrado e
doutorado tendo em vista os baixos valores de subvenção oferecidos, especialmente quando comparados ao salário do mercado. O texto será enviado aos Ministérios de Educação e de Ciência e Tecnologia, à
CAPES, ao CNPq e ao Congresso Nacional.
 
Com mais de 8 mil pós-graduandos stricto sensu matriculados, segundo a Geocapes, a Unicamp é um importante centro de referência para a P&D brasileira, sua moção fortalece a campanha de bolsas e revela o caráter necessário e inadiável desse direito indispensável ao desenvolvimento e consolidação da ciência nacional. 
 
Confira a moção aprovada na Unicamp:

 

 “As Câmaras de Administração e de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Campinas manifestam seu apoio aos estudantes de pós-graduação, representados por sua associação nacional – ANPG -, na justa reivindicação pelo reajuste das CAPES e CNPq, congeladas desde 2008.

O bom andamento da Ciência e da Tecnologia no país, fundamental para uma nação que almeja tornar-se uma das potências no presente século, deve se pautar por avanços quantitativos, por meio do aumento do
número de bolsas, e também pela melhoria de sua qualidade, através de valores reais compatíveis com a formação e a atividade esperadas destes futuros docentes e pesquisadores”.
 
Da redação, com informações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicamp, do Pró-pós e da APOGEEU.