Primeira edição da revista internacional JME da IFCE vai ao ar

carteira de estudante

Logos JME (1)
Instituto Federal do Ceará publicou o primeiro número da JME, Journal of Mechatronics Engineering, revista internacional de Engenharia Mecatrônica, que reúne artigos de pesquisadores nas áreas das Engenharias e de Ciência da Computação. A primeira edição foi ao ar no último domingo, 22 de abril, com a proposta de reunir trabalhos relevantes produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Desde sua concepção inicial, o projeto da JME completa cerca de um ano. A revista do IFCE é editada em língua inglesa e já recebeu propostas de publicação de artigos de outros países ainda no primeiro número. As áreas afins da revista são: Engenharias Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, Biomédica e Informática na Saúde, Mecânica, de Computação, de Materiais e Ensino de Engenharia.
Pesquisas de referência
A coordenadora de Publicações Científicas e Tecnológicas do Instituto Federal do Ceará, Rebeca Maria Gadelha de Sousa, ressalta que a Journal of Mechatronics Engineering surge com o intuito de se tornar um veículo de referência, com abrangência internacional na divulgação científica de pesquisas em Engenharias.
Segundo Rebeca, “a JME prima pela qualidade e confiabilidade na gestão dos processos editorais, compromisso no cumprimento dos prazos, constituição de um corpo editorial renomado e com expertise nas áreas de conhecimento abordadas e preocupação sobre a relevância do conteúdo publicado.” Para ela, a JME “apresenta-se como um ganho aos pesquisadores, que terão à sua disposição um periódico que ascenderá continuamente em sua consolidação”, complementa.
Corpo editorial
Editor-in-chief da JME e Professor do campus do IFCE Fortaleza, Auzuir Ripardo de Alexandria, destaca que o conselho editorial da revista é formado por professores e pesquisadores do IFCE e de outras instituições de educação superior brasileiras e estrangeiras, com trajetória acadêmica reconhecida em suas respectivas áreas. Seu corpo editorial conta, entre seus membros, com pesquisadores dos programas de pós-graduações em Ciência da Computação, Engenharia de Telecomunicações e Energias Renováveis do IFCE e instituições de educação superior parceiras.
O editor da Journal of Mechatronics Engineering acentua que, a partir do número dois, a publicação estará aberta em fluxo contínuo. “Com o lançamento do primeiro número do periódico, já podemos nos ocupar em aumentar a sua divulgação, buscar incrementar indexações e operacionalizar o segundo número, que virá em outubro”, explica. Segundo Auzuir, já há submissões para a próxima edição. “Agradecemos ao corpo editorial, mesa editorial, avaliadores e autores pelo sucesso deste número e, principalmente, ao IFCE.”, complementa o editor da JME.
Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Fortaleza