1) Informações gerais

 

O objetivo do Salão de Divulgação Científica da UNE, UBES e ANPG é permitir uma integração dos estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação e a difusão das diversas pesquisas produzidas no Brasil. O 2º Salão realizar-se-á de 26 a 30 de julho de 2010, em Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, juntamente com as atividades de 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Poderão apresentar trabalhos estudantes de qualquer nível, vinculados à instituição de ensino e/ou pesquisa no país ou no exterior.

 

 

2) Datas e Prazos

03/06 a 30/06

Prazo para Submissão de Resumos

05/07

Divulgação dos Trabalhos Aprovados

17/07

Disponibilização da programação preliminar – com data e hora de apresentação

23/07

Divulgação da programação FINAL

26/07 a 30/07

Mostra de Divulgação Científica da ANPG

 

3) Envio dos resumos

 

a) Os resumos dos trabalhos deverão ser enviados através do link Inscrição de Trabalhos, com o preenchimento de todos os campos obrigatórios do formulário;

 

b) Sugere-se aos autores que façam a edição e revisão do texto de seus resumos em arquivo externo e, posteriormente, colem nos campos do formulário;

 

c) Podem se inscrever todos (as) os (as) pós-graduandos (lato e stricto sensu), de todas as áreas de conhecimento, além dos estudantes da graduação e também do Ensino Médio. A Mostra Científica do 2º salão Nacional de Divulgação Científica preza pela troca e compartilhamento de experiência de pesquisa.

 

d) Cada inscrição permite o envio de um resumo como autor principal. Se todos os autores de um trabalho desejarem, deverão também se inscrever. O prazo final para inscrições de trabalho é 30 de junho.

 

e) Envio do resumo: Prepare o resumo de acordo com estas normas:

 

TÍTULO: 400 caracteres, em maiúsculas.

Nomes dos autores e Instituições de Vínculo: Até 6 nomes, incluindo o orientador. Máx. 60 caracteres cada. Nome por extenso, em caixa alta e baixa. Com a instituição do autor, informar sua titulação.

Ex: Fulano de Tal, autor, Mestrado em Ciência na Universidade Federal – UF; Beltrano, co-autor, Estudante de Ensino Médio, 3º ano, Escola, Município – UF.

Introdução: No máximo 1300 caracteres. Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.

Metodologia: No máximo 1300 caracteres. Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes; etc.).

Resultados: No máximo 1300 caracteres. Descrição e discussão dos resultados obtidos incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada. IMPORTANTE: No caso de trabalhos de extensão, este item pode ser deixado em branco.

– Conclusão: No máximo 1300 caracteres. Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa. No caso de trabalho de extensão, descrever o saldo da ação desenvolvida e de que forma o trabalho ajudou a aproximar a produção científica da vida cotidiana.

Instituição de fomento/apoio: Nome da instituição, se for o caso; 150 caracteres.

Trabalho de Iniciação Científica ou Trabalho de Extensão: Se for o caso, identificar.

Palavras-chave: três palavras, máx. 60 caracteres cada.

Eixo Temático: Conforme Anexo I, deste Edital (ao fim da página);

Área de Conhecimento: conforme Anexo I deste Edital (ao fim da página);

E-mail para divulgação com o resumo: Apenas do 1º autor. IMPORTANTE: É neste endereço de e-mail que o autor receberá o resultado da avaliação, se o trabalho foi selecionado ou não para se apresentar no Salão.

 

Obs.: Como utilizamos as mesmas regras que a SBPC adota para os trabalhos em suas reuniões anuais, exemplos de resumos de trabalhos podem ser encontrados no endereço http://www.sbpcnet.org.br/livro/60ra/resumos/listaresumos.htm

 

g) Áreas do Conhecimento. Veja ao fim da página, no Anexo I.

 

h) Eixo temático: mantendo a idéia de que a apresentação dos trabalhos deve ocorrer em Grupos de Discussão interdisciplinares, neste salão adotaremos Eixos Temáticos para apresentação dos trabalhos, que permitirão que diferentes áreas que pesquisam sobre o mesmo tema possam criar um rico ambiente de discussão e debate. Os Eixos Temáticos sugeridos do 2º Salão de Divulgação Científica da ANPG estão no Anexo I deste edital.

No caso do trabalho não se enquadrar em nenhum dos Eixos propostos, orienta-se os autores a marcar a opção “Outros” e sugerir o Eixo de enquadramento.

IMPORTANTE: A Comissão Organizadora terá liberdade de acatar ou não a sugestão de Eixo aos trabalhos propostos.

 

h) Confira o resumo: Sugerimos que todos os autores (principalmente o orientador) tenham conhecimento da submissão do resumo e, antes de submeter à ANPG, efetuem rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação, em todos os dados, incluindo título, nomes de autores etc., pois serão utilizados como forem submetidos, sem correções posteriores.

 

i) Avaliação dos Trabalhos: Uma vez recebido o resumo o texto será encaminhado para a avaliação de forma e conteúdo por um membro da Comissão Científica da Mostra. O avaliador poderá aprovar sem ressalvas, solicitar modificações obrigatórias ou opcionais ou rejeitar o resumo.

 

 

4) Da apresentação dos trabalhos

 

As sessões de apresentação dos trabalhos serão organizadas a partir dos Eixos Temáticos indicados pelos autores.

 

Os trabalhos serão apresentados em sessões públicas, que terão sua programação preliminar divulgada em 17/07, no Site da ANPG.

 

Os autores que tiverem apresentação de trabalho concomitante na Reunião Anual da SBPC deverão, de forma improrrogável, remeter e-mail para [email protected] até a meia noite do dia 22/07/10, informando a concomitância das apresentações.

 

Em 23/07/10 serão divulgado no Site da ANPG a programação final do Salão.

 

Cada autor terá 15 minutos para exposição do seu trabalho, podendo utilizar-se de recursos de vídeo, desde que, com arquivos em formato Power Point 2003 ou PDF.

 

5) Certificado

Os participantes do Salão receberão certificados na data da apresentação.

 

6) Publicação

Os resumos serão publicados nos anais do Salão, no sítio eletrônico da ANPG.

 

7) Do pagamento

 

A taxa de inscrição para o 2º Salão de Divulgação Científica da ANPG é de R$ 20,00 e deve ser depositada na seguinte conta:

 

Banco do Brasil

Titularidade Associação Nacional de Pós-graduandos

Agencia: 4328-1

Conta Corrente: 6698-2

 

O comprovante deverá ser enviado por e-mail no endereço [email protected] ou apresentado no dia da Mostra.

 

8) Casos Omissos

Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora.

 

Anexo I

Author

Write A Comment