Inovação é destaque do próximo Fórum Nacional Confap-Consecti que acontece em Campo Grande

carteira de estudante
 
Capital sul-mato-grossense recebe evento nos dias 10 e 11 de setembro
 
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) se reúnem mais uma vez para promover, em conjunto, o Fórum Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação. O encontro ocorrerá nos dias 10 e 11 de setembro, no Grand Park Hotel (Av. Afonso Pena, 5282), em Campo Grande (MS) e visa tratar de assuntos de interesse geral das Faps como agenda regular, das parcerias com as agências nacionais, além de debater acerca de projetos que estão em andamento.
 
As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa se congregam regularmente a cada três meses, em uma região geopolítica diferente, de acordo com um calendário estabelecido anualmente. Esta edição do fórum será sediada em Campo Grande em comemoração aos 15 anos de trajetória da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) – a Fap local no estado do Mato Grosso do Sul. "Apesar de ser uma fundação relativamente nova, a Fundect tem uma ação bastante ativa e importante, a gestão de seus processos é bem atualizada e sua direção é muito atuante. No sistema Sifaps, por exemplo, tivemos a oportunidade de compartilhar e agregar muitas experiências", afirma o presidente do Confap, Sergio Gargioni.
 
Ele ainda acrescenta: "é fundamental que o fórum aconteça em diferentes estados, para que possamos conhecer de perto a cultura local e o modelo de gestão da Fap anfitriã e aprender as suas boas práticas. Cada fundação tem sua forma de gerir todo o processo administrativo burocrático e, neste caso, o exemplo de uma pode servir para a outra. Portanto, conhecer a realidade local é essencial assim também como mobilizar as autoridades de cada região, para que haja uma verdadeira movimentação pela causa do desenvolvimento científico e tecnológico em cada estado".
 
Principais autoridades da área de CT&I do Brasil e de Campo Grande já confirmaram presença no fórum. Entre elas, o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Elias; o secretário de Inovação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nelson Fujimoto; o gerente de marketing corporativo da 3M, Luiz Eduardo Serafim; o secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação do MCTI, Álvaro Prata; o diretor executivo da Nastek, José Wanderley Scucuglia; o diretor de programas e bolsa no país – Capes, Márcio de Castro Silva Filho; os presidentes da Finep, Glauco Arbix; do CNPq, Glaucius Oliva; e da Telebras, Caio Bonilha; além do governador do estado do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.
 
Inovação em pauta


Além dos temas tradicionais já citados, a programação (grade completa abaixo) dá destaque a temas ligados à inovação, como o lançamento da chamada pública Tecnova-MS, a assinatura do convênio de parceria entre o Consecti e a 3M do Brasil que também apresenta a palestra "Como desenvolver o país por meio da inovação" e ainda o painel "A inovação como instrumento indutor da industrialização", que será conduzido pelo secretário de Inovação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nelson Fujimoto.
 
Outros assuntos de relevo pontuados pelo presidente do Confap são o debate sobre o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a atualização dos programas com as diferentes Faps, principalmente no que diz respeito à legislação.
 
Para mais informações sobre o Fórum Nacional Confap-Consecti envie um e-mail para [email protected]. Outros detalhes pelo telefone (67) 3044-4444.
 
Confira abaixo a programação completa:
 
10 de setembro | terça-feira
 
9 horas | Abertura com autoridades convidadas
10 horas | Lançamento da chamada pública Tecnova-MS e assinatura do convênio de parceria entre o Consecti e a 3M do Brasil.
10h30 | "A importância das redes de pesquisa para o desenvolvimento regional" Luiz Antônio Elias – secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
– Lançamento da revista da rede de pesquisa e pós-graduação do Centro-Oeste e início do doutorado em biotecnologia e biodiversidade
12 horas | Almoço
14 horas | "Avaliação e acompanhamento do programa Tecnova/Finep"
Glauco Arbix – presidente da Finep
15 horas | "Como desenvolver o país por meio da inovação"
Luíz Eduardo Serafim – gerente de marketing corporativo da 3M
16 horas | "A proposta do MCTI para parques tecnológicos"
Álvaro Prata – secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação
17 horas | "A inovação como instrumento indutor da industrialização"
Nelson Fujimoto – secretário de inovação no ministério de desenvolvimento, indústria e comércio exterior
18 horas | Nastek (National System of Techonology): Desafios de inovação em Mato Grosso do Sul
José Wanderley Scucuglia – diretor executivo
18h30 | Encerramento
20 horas | Confraternização
 
11 de setembro | quarta-feira
 
AGENDA CONSECTI
9 horas | Painel: "O papel da Telebrás para o PNBL"
Caio Bonilha – Presidente da Telebrás
10h30 | Pausa para o café
10h45 | Agenda interna (deliberações) e encerramento
12 horas | Almoço
 
AGENDA CONFAP
9 horas | Painel: "O papel da Telebrás para o PNBL"
Caio Bonilha – Presidente da Telebrás
OBS: Programação conjunta com o Consecti
10h30 | CAPES – Avaliação de programas com as Faps
Márcio de Castro Silva Filho – Diretor de programas e bolsas no país – Capes
Manoel Santana Cardoso – Assessor de planejamento e consolidação da informação
Idelazil Talhavini – Coordenadora de programas de indução e inovação
11h30 | CNPq – Avaliação de programas com as Faps
Glaucius Oliva – Presidente do CNPq
Liane Hentschke – Diretora de cooperação institucional do CNPq
Ana Paula Reche Correa – Coordenadora de parcerias estaduais do CNPq
12h30 | Almoço
14 horas | Debate: "Desafios de gestão das Faps" – Relato dos grupos de trabalho
15h30 | Deliberações
16 horas | Encerramento
 
(Assessoria de Imprensa Confap)
 
(Jornal da Ciência)