MINUTO DA CIÊNCIA – XI MOSTRA DE CIENCIA E TECNOLOGIA DA ANPG

Mostra de divulgação científica da ANPG – A ciência brasileira está sob ataque e precisamos resistir!
A Mostra Científica da ANPG já é uma tradição no meio acadêmico. Dessa vez, a mostra que acontece tradicionalmente no Congresso da entidade, será de forma virtual e para divulgação e popularização dos projetos científicos que os pós-graduandos estão produzindo.
A mostra que integra o roll de atividades do XXVII Congresso Nacional de Pós-Graduandos, que ocorrerá do dia 14 a 19 de setembro, por meio de plataforma virtual, acontecerá em uma conjuntura delicada para ciência e tecnologia.
Sob o governo Bolsonaro, chegamos aos menores valores de investimento na ciência dos últimos 20 anos. Mesmo assim, em meio ao caos em que a ciência nacional vive devido aos sucessivos cortes e contingenciamentos, pesquisadores brasileiros têm produzido ciência da mais alta qualidade, como o sequenciamento em apenas 48h do genoma de uma linhagem do Sars-Cov-2 – algo que à época pesquisadores mundo afora realizavam em cerca de 15 dias. Porém, a ciência brasileira só está avançando ainda por consequência direta dos massivos investimentos que tivemos nos primeiros quinze anos deste século e cujos frutos se esgotarão a curto prazo. Assim, sem uma recomposição do orçamento do setor, todos os investimentos anteriores em infraestrutura e recursos humanos irão embora pelo ralo, uma vez que a escassez de recursos está levando o sistema nacional de ciência e tecnologia para a ruína.
E em um momento que em todo o mundo as esperanças se voltam para a ciência, mas no Brasil, infelizmente, o governo federal ignora a unanimidade dos estudos científicos e conduz o país rumo ao abismo.
Cabe lembrar que a pós-graduação brasileira forma os pesquisadores brasileiros e ancora a maior parte da produção científica e tecnológica do país, cumprindo uma função social imprescindível e atendendo a demandas históricas que contribuem com o fortalecimento do desenvolvimento nacional. E é nesse contexto que a ANPG lança o Minuto da Ciência, a edição da XI Mostra de Ciência e Tecnologia da entidade, a qual dará palco aos pós-graduandos brasileiros exporem suas pesquisas. Veja como participar

Formato da Mostra
Para participar, os pós-graduandos e demais pesquisadores deverão produzir um vídeo de, no máximo, um minuto e meio, explicando qual a sua pesquisa e as implicações dela para a sociedade. Esses vídeos devem ser submetidos até 15 de setembro de 2020 por meio de um formulário disponível , o qual deverá conter algumas outras informações.
A pessoa deverá gravar o vídeo com orientação na vertical, em espaço silencioso e iluminado, e com microfone (pode ser o do fone de ouvido) para diminuir os ruídos.
Podem também ser usados diferentes recursos audiovisuais no vídeo para transmitir o conteúdo, como animações, músicas, slides, banners e outros. A regra é clara, sejam criativos. O conteúdo deve ser acessível para pessoas de fora da área de pesquisa e incentivamos que se evite o uso de linguagem técnica.
Os vídeos devem se relacionar a uma das seis categorias de conhecimento abaixo, e haverá uma categoria especial sobre o combate à pandemia novo coronavírus:

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Educação;
  • Geociências, Agrárias e Ambientais;
  • Linguística, Letras e Artes;
  • Combate à pandemia de Sars-Cov-2.

Os vídeos serão disponibilizados nas plataformas da ANPG. Além disso, os vídeos poderão ser veiculados no início de cada debate do 27º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG) e, posteriormente, serão divulgados em campanhas da ANPG de defesa e valorização da ciência e da pós-graduação brasileira.
Todos os participantes receberão certificado de participação na XI Mostra de Ciência e Tecnologia.

Premiação
Os vídeos serão postados na página oficial da ANPG no Instagram no dia 16 de setembro. A partir dessa data até o dia 18, até as 12h00, o vídeo que tiver mais curtidas no Instagram da ANPG (@anpgoficial) ganhará como prêmio uma formatação em formato ABNT para algum trabalho acadêmico de até 100 páginas. O resultado será divulgado no dia 18 de setembro durante o 43 Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP da ANPG) e será divulgado também nas redes.
Para ganhar o prêmio, podem usar e abusar da criatividade para receber as curtidas. Podem também usar dos seus stories, comentários para marcar e compartilhar para familiares, amigos e colegas. Mas, atenção, só valerá a quantidade de curtidas na postagem realizada no feed da ANPG.
Quaisquer dúvidas, entrar em contato com [email protected]

Confira – Como fazer uma capa de trabalho ABNT