III Workshop de Jovens Pesquisadores em Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos

Nos dias 21/11 a 23/11/2019 ocorreu o III Workshop de Jovens Pesquisadores em Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos. Pela primeira vez, o evento ocorreu na região Nordeste, especificamente na cidade de Salvador na Bahia, o que favoreceu, em especial, à inserção dos jovens pesquisadores baianos na linha de frente da investigação científica em torno do desenvolvimento de fármacos além de estimular a descentralização das atividades de pesquisa na área de Química Medicinal do eixo Sul-Sudeste. O evento contou com a presença de grandes pesquisadores tal como, a diretora da divisão de Química medicinal da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) Prof. Dra. Carolina Horta, Prof. Dr. Gustavo Trossini (USP e diretor-tesoureiro da SQB) e do Vice-presidente São Paulo da Associação nacional de pós-graduandos (ANPG) Rai Campos que valorizou o evento.


Este evento teve como objetivo propiciar um espaço único de atualização, complementação acadêmica e aproximação entre expoentes brasileiros da área de Química medicinal com jovens pesquisadores apresentando suas contribuições em pesquisa, inovação e desenvolvimento científico na área de planejamento e desenvolvimento de novos fármacos e, além disso, permitindo a integração e geração de novas parcerias e colaborações científicas entre as instituições que ali puderam ser representados, como por exemplo, a única instituição da região Norte por meio do Prof. Dr. Cleydson Breno Santos (UNIFAP) e presidente da Associação Brasileira de Química Regional do Amapá (ABQ AP), Prof. Dr. Caio Oliveira (UNICAMP), Profa. Dra. Eliane Silva (UFBA), Dr. Fábio Neves (Unicamp), Profa. Dra. Francine Azeredo (UFBA), Profa. Dra. Gisele de Oliveira (UFG), Prof. Dr. Henrique Marcelino (UFBA), Dra. Marília Valli (Jovens pesquisadores-SBQ), Msc. Olavo Rodrigues (Diretor P&D – Natulab) e Profa. Dra. Rafaela Ferreira (UFMG).


O evento teve 150 inscritos (discentes, pesquisadores e profissionais), 15 palestrantes das regiões Nordeste, Norte, Centro-oeste e Sudeste e 20 trabalhos submetidos para apresentação em formato de banner.
“A realização deste evento foi acima de tudo um ato de resistência. Resistência contra a falta de financiamento público, contra o ajuste fiscal, contra o processo de sucateamento da pesquisa e aos ataques constantes à autonomia das universidades públicas” afirma Prof. Dr. Franco Henrique (UEFS), Presidente do III Workshop de Jovens Pesquisadores em Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos. O evento contou com apoio de instituições como UEFS, UFBA e UNEB; e patrocinadores como (Agillent, Conselho regional de farmácia do estado da bahia; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Induslab, Labovet produtos veterinários, Natulab e Sociedade Brasileira de Química – Regional Bahia).