Ex-presidente da SBPC, Raupp assume AEB

carteira de estudante
Marco Antônio Raupp foi nomeado, nesta quarta-feira (2), presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
"Fico honrado com o convite do ministro Aloízio Mercadante e aceito o desafio de contribuir para aumentar a efetividade do Programa Espacial Brasileiro", disse Raupp. A solenidade de posse será marcada nos próximos dias.
 
Ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), não é a primeira vez que Raupp trabalha no Programa Espacial. Ele é pesquisador titular e ex- diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Raupp é, também, especialista em análise numérica, ex-diretor e pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA).
 
A frente da agência, tem a missão de gerenciar os programas de satélites, cujo carro chefe é o projeto Cbers em parceria com a China, além da estruturação dos programas de lançadores de satélites (VLS) e de centros de lançamento. O principal desafio da AEB é permitir o lançamento do VLS, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
 
Raupp substitui Carlos Ganem, presidente da instituição desde março de 2008, que retorna para a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
 
Finep
 
O Diário Oficial da União (DOU) de ontem também publicou a nomeação de João Alberto de Negri como diretor de inovação da Finep. Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 1996, Negri tem mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenou diversos estudos sobre a indústria nacional com ênfase na inovação tecnológica e tem diversas obras editadas sobre essa temática.
 
Fonte: Jornal da Ciência