Ufac realiza palestras sobre 66ª SBPC em duas cidades

carteira de estudante

SBPC

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, proferiu, nos dias 27 e 28 de março, nas cidades de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, palestra para apresentar as atividades da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre na Ufac no período de 22 a 27 de julho. Ele foi acompanhado pelo deputado federal Sibá Machado (PT-AC) e pelo diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Pascoal Muniz.

Em Mâncio Lima, os alunos da escola Antônio de Oliveira Dantas ouviram com atenção a explanação dos palestrantes, atentos a todos os detalhes e informações sobre o grande encontro da ciência. Em Cruzeiro do Sul, Kinpara palestrou na escola Craveiro Costa e no Teatro do Moa para cerca de mil estudantes do ensino médio.

Durante a conversa que manteve com os estudantes do ensino médio, Kinpara chamou a atenção para a importância de os alunos participarem da 17ª Edição da SBPC Jovem. Segundo o reitor da Ufac, a programação da SBPC Jovem está articulada com o tema central da 66ª Reunião Anual: “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”, criando um espaço convidativo e possibilitando um encontro desafiador entre o jovem e a ciência em plena Amazônia. Entidades científicas, órgãos governamentais e associações estarão juntos nesse grande evento.

A SBPC Jovem traz uma programação diversificada, com atividades apresentadas de forma lúdica e criativa, que certamente irão despertar o interesse do público infanto-juvenil pela ciência e tecnologia, como também atrair as famílias e a sociedade em geral.

A SBPC Jovem também traz, em sua programação, a SBPC Mirim, um espaço destinado exclusivamente às crianças, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, no qual serão realizadas oficinas, jogos, apresentações de teatro e danças, contação de histórias e atividades de iniciação à pesquisa.

As escolas poderão apresentar trabalhos de pesquisa ou propostas de oficinas, em quaisquer das áreas do conhecimento, desenvolvidos pelos professores e/ou alunos. As inscrições de trabalho ou projetos e propostas de oficinas deverão ser feitas até o dia 25 de maio, diretamente no site oficial da SBPC Jovem, que já está no ar.

Sobre a Reunião Anual da SBPC

 

A 66ª Reunião Anual da SBPC será realizada no período de 22 a 27 de julho de 2014 na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco (AC), e terá o tema “CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UMA AMAZÔNIA SEM FRONTEIRAS”.

Novidades nesta Reunião:

Data: A programação iniciará na terça-feira (22) à noite, com a Sessão de Abertura, e terminará no domingo (27).

Dia da Família na Ciência: Esta nova atividade ocorrerá no final da semana. A programação será divulgada futuramente.

SBPC Indígena: Serão incluídos na programação científica debates acerca do universo indígena como “Ciência e Educação Indígena”, “Saúde Indígena”, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.

Sociedades parceiras: Serão reunidas as principais associações científicas dos Estados Unidos, da China, da Europa e da Índia, além de pesquisadores renomados da América Latina, para participarem de debates sobre temas de impacto em política científica. Entre as Instituições estão a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), a Associação Chinesa para a Ciência e a Tecnologia (CAST, na sigla em inglês), a Associação Europeia para Ciência (EuroScience) e o Congresso de Associações de Ciência da Índia (ISCA).

Minicursos: Os inscritos na Reunião poderão se matricular em um minicurso sem a cobrança de taxa adicional.

Envio de resumos: Há mudanças desde a quantidade de autores por resumo e a necessidade do CPF de todos, até o prazo de inscrição, que poderá ser antecipado. Mais informações nas normas de inscrição e nas normas de envio de resumo.

Como em anos anteriores o acesso é livre e gratuito em todas as atividades da reunião, exceto minicursos: conferências, mesas-redondas, encontros, sessões de pôsteres, atividades culturais (SBPC Cultural), atividades para estudantes do ensino básico ou técnico (SBPC Jovem) e exposições (ExpoT&C).

As programações serão divulgadas a partir de junho.