23º CNPG fecha 2ª dia com importante conquista: reajuste das bolsas

carteira de estudante

Debates e IV Mostra Científica também foram algumas das atividades do dia

O segundo dia do 23º CNPG começou com uma importante conquista para o movimento nacional de pós-graduandos: o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, anunciou  um  aumento do valor das bolsas de pesquisa em todo país de 10%, vigorando a partir de 1 de julho.

O anúncio aconteceu durante o debate sobre “Pesquisa e Pós-graduação: desafios para a construção de uma universidade sem fronteiras". Além de Glaucius Oliva, também compôs a mesa Gustavo Balduino, secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

Leia mais sobre o reajuste das bolsas de mestrado e doutorado aqui.

Antes de anunciar o valor do reajuste, Glaucius fez uma observação interessante do ponto de vista dos avanços das novas formas de girar e gerar capital: “O papel central do conhecimento, da economia global, desde que o homem é homem, vem fundamentalmente dessa habilidade de apreender o nosso entorno, de conhecer o entorno e, a partir disso, formular soluções, Essa aplicação tem sido elemento central da espécie humana. Evidentemente que do ponto de vista econômico, muitos outros elementos foram fundamentais na consolidação dos países, mas, principalmente a partir do século XXI, ficou claro que a riqueza de uma nação está estritamente relacionada com o fato de gerar conhecimento”

Gustavo Balduino também discorreu sobre o tema e apresentou uma proposta da ANDIFES que diz respeito a um Programa para Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais. A intenção da entidade é que o Programa seja estratégico para o Sistema das Universidades Federais e também seja uma nova etapa da expansão universitária brasileira, pós-Reuni, projeto apresentado também pela entidade em 2003 e adotado em 2007, pelo então governo Lula. “Estamos construindo junto ao Ministério da Educação alguns caminhos para que esta proposta seja levada à presidente da República”, afirmou Balduino.

 

Mostra Científica

A IV Mostra Científica da ANPG compõe a programação do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. O objetivo é socializar a riqueza e diversidade da produção científica dos pós-graduandos de todos os cantos do país em uma Mostra interativa. Assim, haverá duas modalidades de apresentação – pôster eletrônico e discussões temáticas – e espaço para todas as áreas de conhecimento. Nesta sexta-feira (4), foram apresentados temas como a questão da sustentabilidade e meio-ambiente urbano e a poética de Guimarães Rosa no Grande Sertão: Veredas.

O coordenador da mostra, Pedro Luis Teixeira de Camargo, explicou que serão apresentados trabalhos sobre meio-ambiente, esporte, história da sociedade. “Queremos proporcionar uma maior interdisciplinaridade entre os pós-graduandos de maneira que os diferentes mestrandos e doutorando do pais consigam ter um entendimento dos desafios e trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas universidades brasileiras”.

 

Mesas de debate

À tarde, foi a vez de cinco debates simultâneos levarem a reflexão aos participantes. Os temas foram: “Educação Básica: Desafio para a pós-graduação brasileira; As desigualdades regionais e o desafio da expansão; “Modelos de pós-graduação e o desafio da internacionalização; “Avaliação Trienal da Capes: produtividade versus qualidade; “Pesquisa e Desenvolvimento: a relação entre a universidade e o setor produtivo”;  e “Controle Social e participação popular: conquistas, perspectivas e atuais desafios da saúde.

Participaram dos debates outros convidados, com destaque para a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Manuela Braga, para falar sobre ensino básico; Arquimedes Ciloni, representante do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e José Fernandes Lima, Conselho Nacional de Educação (CNE).

Camila Hungria, de São Paulo.