Reposta sobre o PDSE

Caros pós-graduandos

A Associação Nacional de Pós-Graduandos vem acompanhando de perto o desenvolvimento do Programa de Doutorado Sanduíche (PDSE) junto a Diretoria de Relações Internacionais da CAPES, especialmente os últimos dois editais que vieram com mudanças substanciais na política de internacionalização da agência. Assim, juntamente com diversos doutorandos candidatos nos colocamos críticos aos parâmetros modificados, dentre eles a alta pontuação na proficiência das línguas estrangeiras e exigência de língua inglesa para países lusófonos. Entendemos que ambos se colocavam como barreiras para atingir o objetivo do programa, ou seja, complementar, através do intercâmbio, os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil na formação dos recursos humanos.

Nesse cenário, após intensa mobilização e pressão por meio de reuniões, audiências públicas e discussões sobre essas questões, conseguimos a diminuição da pontuação mínima exigida, já com o edital em andamento, comparando-se aquelas exigidas por agências internacionais. Entretanto, continuamos nossa luta, por entender que as alterações, mesmo sendo benéficas a um grupo de estudantes, não favorece todo o conjunto de pós-graduandos no Brasil. A realização das provas de proficiência, também constituem um empecilho por serem ofertados por um alto custo, possuem calendário fixo e sem logística que contemple a realidade do país, especialmente para com os doutorandos de Instituições fora das capitais.

Nossa luta é para conseguirmos um PDSE que potencialize a internacionalização da Ciência brasileira e aproveite os potenciais dos pós-graduandos brasileiros que mesmo em condições precárias de trabalho desenvolvem quase a totalidade da pesquisa cientifica no país. Os critérios a serem estabelecidos precisam se integrar a um projeto de internacionalização que complemente os esforços dos programas de pós-graduação na formação de recursos humanos para o desenvolvimento do país, especialmente em tempos de retrocessos no campo educacional e cientifico com cortes e restrições orçamentárias pelo governo federal. Nesse sentido, levaremos as reivindicações recebidas a CAPES na expectativa de abrir novos canais de dialogo sobre essas e outras temáticas do PDSE.

Associação Nacional de Pós-Graduandos.