UFMS inicia projeto de incubadora de empresas de inovação tecnológica

carteira de estudante

Equipamentos de microeletrônica, software para organização e implementação de concursos públicos, sistema de comunicação por rádio freqüência e produção de vídeo com tecnologia 3D são os projetos selecionados para participar do Programa Primeira Empresa Inovadora (PRIME), lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília.

Os projetos são desenvolvidos por alunos da graduação, mestrandos, professores e por pessoas da iniciativa privada. As atividades inicialmente científicas ganham contexto comercial e representam parte de um processo mais amplo, que consolida a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como incubadora de empresas.

Na Universidade a aprovação dos projetos foi feita por meio da Pantanal Incubadora Mista de Empresas, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP). Sob a coordenação do professor do departamento de Engenharia Elétrica, João Onofre Pereira Pinto, as atividades da incubadora vêm obtendo resultados positivos.

Incentivos

Cada um dos projetos, transformados em microempresas, selecionados pelo PRIME, concorre a R$ 120 mil, como incentivos e créditos para o desenvolvimento dos trabalhos. São bons frutos que colhemos pela seriedade com que encaramos cada iniciativa, avalia o professor João Onofre. De acordo com o docente as atividades da incubadora compreendem um completo sistema de orientação, consultoria, montagem, experimento da aplicabilidade dos projetos e providências para consultorias especializadas de outras instituições ou empreendimentos. Os empreendimentos orientados e aprovados, acabam por se tornar empresas referenciais, explica.

Os quatro projetos aprovados configuram-se em quatro novos cenários em favor do empreendedorismo em Mato Grosso do Sul. As pesquisas comprovam que a produção científica da Universidade pode e deve ser utilizada para a sociedade.

Um equipamento de microeletrônica, a etiqueta inteligente, apresenta ampla aplicabilidade no comércio varejista, principalmente em supermercados. O projeto desenvolvido pelos mestrandos Rene Alfonso Capitanio e André Muniz Soares traz como inovação a possibilidade dos preços serem fixados eletronicamente e conectados, por meio de tecnologia da informação por rádio freqüência. A viabilização do estudo está sendo feita por meio da Hiperon Engenharia Ltda, especializada em desenvolvimento de equipamentos eletro-eletrônicos customizáveis, hardware e software.

Inovação

Já com relação a softwares inovadores a Olimpo MMHCC Tecnologia da Informação Ltda. desenvolveu um sistema para organização e implementação de concursos públicos. Os programas de computador construídos para essa finalidade incrementam recursos de hipermídia para web. O projeto foi desenvolvido por Marcio Aparecido Inácio da Silva, Marcio Roberto Silva, Humberto Rafael Henrique Pereira e Hercules da Costa Sandim.

Os acadêmicos, agora sócios da WAT Consultoria Ltda ME, Luigi Galotto Junior e Ruben Barros Godoy desenvolveram uma interação entre as atividades de engenharia, com eletrônica e tecnologia da informação, por meio da criação de um sistema de comunicação por rádio freqüência para empresas com ampla utilização de energia renovável.  A idéia é disponibilizar aos usuários uma opção economicamente mais vantajosa do que a informática convencional.

Por fim, a produção de vídeo com tecnologia 3D ganha força de empreendimento tecnológico no campo da arte e da comunicação. O vídeo tridimensional desenvolvido como projeto de pesquisa na UFMS conquista novas fronteiras e abre vertentes para os campos da publicidade, do cinema e da produção de vídeos. A Photon 3D cinema e vídeo Ltda tem como sócios Sara Cristiane Jara Grubert e Hélio Augusto Godoy de Souza e atua como produtora de filmes, dedicando-se preferencialmente ao 3D, oferecendo soluções desde a filmagem, pós-produção (edição e montagem), até a exibição.

Fonte: UFMS