Assédio moral na pós-graduação: uma situação corriqueira a ser combatida

carteira de estudante

Por Iolanda Araújo* e Janaína Betto**

O assédio moral se configura através da exposição a situações humilhantes, degradantes e constrangedoras, podendo se dar através de atitudes, gestos, palavras faladas ou escritas. Sua prática é mais comum quando envolve relações hierárquicas, autoritárias ou assimétricas. Essas situações podem ser consideradas frequentes em instituições de ensino, tendo como principal característica a desqualificação pessoal da vítima.
Ações que desvalorizam, humilham e isolam a vítima também se caracterizam o assédio moral. Essas ações podem ser isoladas (direcionadas a uma pessoa) ou repetidas e coletivas (com toda uma turma de estudantes, por exemplo). A consequência do assédio é o dano moral, sentido das mais variadas formas pela vítima.
Talvez um dos principais problemas a ser enfrentado é a naturalização do assédio moral, muitas vezes encarado como um comportamento normal. Outra dificuldade está em identificar os casos de assédio pelos quais passamos. Confira o quadro abaixo dos principais tipos de assédio:
assedio-moral

É provável que você tenha lido isso e identificado que já passou por alguma – ou algumas – das situações citadas no quadro ao lado. Infelizmente, os casos de assédio são mais comuns do que pensamos. As categorias de assédio moral no ensino superior parecem se acentuar no ambiente acadêmico da pós-graduação, pois muitas vezes esse espaço se constitui através de relações hierárquicas e de dependência, onde professores/orientadores que se sentem no direito de subjugar alunos/ orientados por ter uma titulação e um cargo “superior”, e os estudantes, na maioria das vezes, se mantém ou são colocados na condição de submissos devido as inúmeras consequências que um desentendimento nessa relação pode gerar.
Sabemos dos inúmeros efeitos psicológicos e até mesmo físicos que podem vir a se desenvolver devido à prática de assédio moral, levando inclusive a afetar a saúde mental dos pós-graduandos. Nos encontramos em um ambiente onde trabalhamos a construção do conhecimento e relações saudáveis são essenciais para o pleno desenvolvimento dos trabalhos realizados pelos pós-graduandos, tão importantes para a sociedade.
Entendemos que as relações no âmbito acadêmico devem ser pautadas por respeito mútuo entre estudantes e professores, bem como entre técnicos e demais servidores.
Foi neste sentido que disponibilizamos desde fevereiro deste ano uma Ouvidoria própria da APG-UFSM para garantir um canal direto de denúncia e combate ao assédio moral na pós-graduação. Por último, ressaltamos que, se você é estudante e está passando por algum tipo de assédio, NÃO SE CALE! Denuncie as situações ocorridas no âmbito de sua universidade e vamos garantir relações dignas de trabalho e convivência na pós-graduação.

Referência:
COLETA, José Augusto Dela; MIRANDA, Henrique Carivaldo Neto de. O rebaixamento cognitivo, a agressão verbal e outros constrangimentos e humilhações : o assédio moral na educação superior. 2011.

*Iolanda Araujo é doutoranda em Extensão Rural na UFSM e da Coordenação de Assistência Estudantil da APG-UFSM.
**Janaína Betto é mestranda em Extensão Rural na UFSM e da Coordenação Geral da APG-UFSM.
Arte: Marcelo Rauber
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da ANPG e são de total responsabilidade dos autores.