FAPESP e CNRS lançam nova chamada

carteira de estudante

 

Seleção de propostas de intercâmbio de pesquisadores entre o Estado de São Paulo e a França, para o biênio 2011-2012, está aberta até o dia 16 de novembro (CNRS)

 

    A FAPESP e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) lançam chamada para seleção de propostas de intercâmbio de pesquisadores entre o Estado de São Paulo e a França no biênio 2011-2012, no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições.

    Pela FAPESP, poderão se inscrever pesquisadores responsáveis por projetos vigentes nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular e Projetos Temáticos ou por auxílios desenvolvidos no âmbito dos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid). Pelo lado francês, poderão participar pesquisadores que trabalham em instituições de pesquisa daquele país e que possam receber apoio do CNRS.

    A Chamada FAPESP 13/2010 está aberta a propostas em todas as áreas de conhecimento científico e tecnológico.

    Cada projeto deverá ter a duração de, no máximo, 24 meses. A vigência dos processos que vierem a ser aprovados deverá ser, obrigatoriamente, entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2012.

    As propostas serão recebidas até o dia 16 de novembro e devem ser apresentadas simultaneamente pelo pesquisador do Estado de São Paulo à FAPESP e pelo seu colaborador da França ao CNRS.

    A FAPESP apoiará, nas solicitações aprovadas, recursos para aquisição de passagens aéreas, seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores do Estado de São Paulo na França. Os auxílios concedidos como resultado dessa chamada não dispõem de Reserva Técnica.

    O CNRS apoiará, nos projetos a ele submetidos e aprovados, recursos para aquisição de passagens aéreas, seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores da França no Estado de São Paulo.

    Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos/cnrs
 

Fonte: Agência FAPESP, 4/10/10