Será realizada pela Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), em 6 de outubro, a mesa de debates intitulada “Inovação e pós-graduação: um novo paradigma para a pesquisa”, na 6ª Feira de Inovação Tecnológica (INOVATEC), em Belo Horizonte.
            O debate, que tem o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG e também o apoio institucional da universidade, contará com a presença da presidente da ANPG, Elisangela Lizardo, com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Prof. Dr. Mário Neto Borges, e com o diretor da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e Presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas no Estado de Minas Gerais (SINDIMALHAS/MG), Flávio Roscoe. O evento terá também a participação do reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  Clélio Campolina, e do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, garantindo assim a participação de gestores do setor público, representantes do setor produtivo e de estudantes.

Novo patamar

 
            Sobre a importância da inovação tecnológica para a ANPG, o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da entidade, Vasco Rodrigo, considera que “em uma conjuntura global onde o que se desponta no mundo são os bens de alto valor agregado, a Inovação passa ser uma chave que abre as portas a um novo patamar produtivo-empresarial, seja público ou privado. Nessa perspectiva, o papel da pós-graduação é vital, uma vez que esta propicia a ponte entre a ciência pura e a aplicada, a Inovação.”  
 
            As discussões de maior destaque estarão voltadas para a geração de energia elétrica através de fontes limpas, a inovação na organização da Copa do Mundo de 2014 e a relação da inovação com os trabalhos que são desenvolvidos nas universidades, onde se encaixa a mesa que será realizada pela ANPG. Estas questões serão voltadas para diversos ramos do conhecimento como a biotecnologia, a produção química, têxtil, eletrônica, automobilística, dentre outras.
 
            O cadastramento para entrada e as inscrições para as palestras (gratuitas) devem ser feitas pelo site www.inovatec2010.com.br. A ANPG terá também um estande no CEFET, em frente à Expominas.
 
Serviço:
Mesa- redonda da ANPG na Inovatec: “Inovação e pós-graduação: um novo paradigma para a pesquisa”
Data: 6 de outubro (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Expominas, sala 11.
 

 

Da redação, Juliana Cruz.

Author

Write A Comment