Carteirinha Estudante paga METADE DO PREÇO nos eventos!

O que é a Carteirinha de Estudante?

Já sei, você está esperando ansiosamente pelo final de semana para poder finalmente sair da rotina escola/casa. O cansaço da semana já está pesando nos seus olhos e até nas costas. Você merece um rolê bacana no seu final de semana! Mas é aí que você encontra mais uma dor: cadê o dinheiro que tava aqui? Talvez você não tenha economizado muito ao longo do mês. Talvez você tenha gastado tudo na cantina da sua escola. E então como fica o cineminha no final de semana ou aquele festival de música? Olha, vem cá, a gente tem uma solução pra você pode pagar sua meia-entrada. É com orgulho que apresentamos: Carteirinha de Estudante UNE, UBES e ANPG.  Aliás, pagar metade do preço é um direito seu garantido por Lei! Mas ele só será realmente válido se você apresentar sua carteira de estudante na entrada do evento. Pois é, ser estudante tem suas regalias! A Carteirinha de Estudante oficial da UNE, UBEs e ANPG é reconhecida em todo o território nacional – então até nas férias, viajando por esse brasilzão ela vai ser válida. Além disso ela certifica e garante que o estudante tenha meia-entrada em eventos culturais como shows, cinemas e eventos esportivos. No entanto é importante ter este documento dentro dos padrões legislativos para que todos os estudantes brasileiros continuem possuindo o direito à meia-entrada. Mais que isso, que você possa usufruir desse seu direito sempre!

Sou estudante, tenho direito a carteirinha de estudante?

Sim! Você precisa estar regularmente matriculado em uma dessas modalidades de ensino: fundamental, médio/ técnico, graduação e pós graduação, bem como supletivo e cursos de especialização. Assim você pode emitir sua carteirinha de estudante UNE  e ter sua meia-entrada garantida em todo o Brasil.

Como fazer a Carteirinha de Estudante?

Você não vai precisar nem sair de casa para buscar sua carteirinha – só para o rolê do final de semana! Todo o processo é feito pela internet no site da Documento do Estudante e entregue pelos Correios. Enquanto o correio não bate à sua porta com sua carteira do estudante, você pode ir utilizando o documento provisório. Basta imprimir e começar a usar, ele é aceito da mesma forma que a carteirinha.

Passo a passo super rápido para pagar metade do preço nos rolês

  • Se cadastre no site oficial Documento do Estudante. Use seu e-mail e crie uma senha ou entre diretamente com o Facebook.
  • Pague: para aproveitar todos esses benefícios você paga apenas uma vez R$ 35,00 + frete (calculado de acordo com o CEP e modalidade de entrega). Em média 10 dias úteis sua carteirinha chegará na sua casa.
  • Valide sua carteirinha: após desbloquear seu documento no site, ele tem validade até o dia 31/março do ano seguinte da emissão. E você vai usá-lo para poder pagar meia-entrada em todos os eventos culturais e artísticos. Sim, até mesmo no Rock’n Rio ou no jogo de futebol do seu time do coração!

Quais documentos preciso a fim de pedir minha carteirinha?

Você vai precisar ter:
  • 01 foto de rosto recente digitalizada (como você usa no seu RG)
  • 01 documento de identificação como RG, CNH, RNE ou passaporte;
  • 01 comprovante de matrícula no ano vigente
Obs: No caso do comprovante de matrícula, pode ser a declaração de escolaridade fornecida pela sua instituição de ensino ou boleto da mensalidade do ano atual. Agora é só fazer o upload desses arquivos no site da Documento do Estudante. Para digitalizar seus documentos, é só escaneá-los ou tirar uma foto com a câmera do seu próprio celular.  Bem prático, não é? Não gostamos de burocracia. Acesse o site da Documento do Estudante e solicite sua carteirinha!  

Como funciona a Carteira de Estudante Provisória

O documento provisório é válido por 30 dias corridos (ou seja, inclui finais de semana e feriados) e pode ir sendo renovado até que o documento definitivo chegue. Após desbloquear sua carteirinha permanente, o documento provisório se torna inválido. Para utilizar a carteira de estudante provisória, imprima ela no site e comece a usar!

Como funciona a consulta digital da Carteira Estudante UNE

O site Documento do Estudante, possui um validador que, depois de inserido código de uso da carteirinha e data de nascimento do aluno, faz uma busca no banco de dados pelo cadastro do aluno com suas informações. Referido sistema também pode ser usado pelas instituições promotoras de eventos a fim de checar a autenticidade da carteira. Além desse validador nosso, também existe um validador nacional oficial.  Ele foi feito visando as produtoras de eventos e estabelecimentos. Dessa forma eles podem integrar seus sistemas de vendas online diretamente com o banco de dados de consulta pública. Isso agiliza e automatiza o processo de vendas, e principalmente, ajuda a fiscalizar o uso da carteirinha.

Como surgiu a meia-entrada estudantil?

A Lei da Meia-Entrada fala sobre o direito do estudante a pagar metade do valor do ingresso em diversos estabelecimentos de entretenimento. A Carteirinha Nacional (documento legalmente conhecido como “Carteira de Identificação Estudantil (CIE))” surgiu em 2013 com a Lei Federal nº 12.933. A Lei trata especificamente da meia-entrada estudantil e prevê um modelo unificado, nacionalmente, e regulamentada pelas entidades estudantis como a UNE ( União Nacional dos Estudantes). Como também pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Da mesma forma, neste mesmo ano foi criado o “Estatuto da Juventude” (Lei Federal nº 12.852/2013) o qual discorre sobre os direitos dos jovens e as políticas públicas voltadas para eles. Inclusive sobre o seu direito ao documento do estudante! Você precisa de mais informações? Vamos esclarecer todas as suas dúvidas:

Quais itens tornam sua carteirinha de estudante Oficial?

Alguns elementos presentes no visual da carteirinha (no plástico PVC) são importantes para validá-la. Acima de tudo, quanto aos parâmetros tecnológicos, a nossa carteirinha atende aos critérios do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Tendo em vista a Lei 12.933/13 cabe unicamente ao ITI  padronizar a CIE para a aplicação da certificação digital ICP-Brasil.
  • QR Code: é um sistema instituído pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.  Que comprova a certificação digital do documento e pode ser lido pela instituição promotora do evento. Esse sistema se chama certificado de atributo e está contido no QR Code. O certificado de atributo é quando uma instituição atribui legitimidade digital ao documento.
As entidades estudantis junto a nós são as responsáveis por padronizar todos os outros elementos como layout, cores e símbolos do modelo único de carteirinha do estudante, sendo eles:
  • Trama anti scanner
  • Microletras
  • Logo das entidades estudantis encarregadas junto da assinatura de seus respectivos presidentes (as): UNE, UBES, ANPG e logo da OCLAE (entidade dos estudantes da América Latina).

Toda carteira também deve ter os seguintes dados do usuário:

  • Foto do aluno
  • Nome completo
  • Número de RG e CPF impressos na carteirinha
  • Data de nascimento
  • Nome do curso e da instituição de ensino
Nossa carteira do estudante UNE também conta com instrumentos adicionais de conferência digital para impedir falsificações:
  • Certificação Digital padrão ICP Brasil
  • Microletras
  • Tramas de Segurança
  • QR-Code
  • Código de Uso
A Carteira de Estudante UNE, UBES e ANPG é válida até 31 de março do ano seguinte da emissão. Isso porque é quando as matrículas nas entidades educacionais são feitas.

Ainda hoje fazem Carteirinhas de Estudante falsas?

Pois é, ainda hoje tem pessoas falsificando carteirinhas e usando um benefício que não tem direito. O resultado? Prisão e multa – falaremos mais adiante sobre isso. Se hoje em dia esse é um problema grave, antes de 2001 (quando surgiram medidas provisórias) sem uma lei regulamentadora nacional, os estabelecimentos aceitavam qualquer tipo de documento para a compra desse tipo de ingresso. Isso fez com que o uso de carteiras de estudante falsas fosse muito alto e colocou em risco a existência do benefício. Apenas em 2013, como você já sabe, que o cenário foi revolucionado.
Até então vivíamos uma situação de completa desregulamentação, tínhamos as leis estaduais e a medida provisória 2208/2001 que permitia que qualquer carteira ou comprovante de matrícula emitido por qualquer entidade ou instituição de ensino em tese desse o direito à meia-entrada, no entanto o efeito foi justamente o inverso. Como qualquer papel poderia ser instrumento de obtenção do direito na prática o que aconteceu é que todo mundo comprava meia, a meia virou a inteira e a inteira o dobro. A nova Lei vem para reorganizar e devolver ao estudante o direito de pagar efetivamente 50% do valor cobrado.
Explicou o tesoureiro da UNE, Ivo Braga, sobre o assunto.

Qual a punição para carteira falsa

A boa nova é que vários lugares já contam com uma rígida fiscalização contra fraudes. Comprar uma carteirinha de estudante falsa ou ilegal, é CRIME. O uso de carteirinha falsa, constitui crime de falsidade ideológica e pode levar até 5 anos de prisão. E pior ainda, faz com que os espaços culturais aumentem o valor dos ingressos, visto que muitas pessoas forjam uma carteirinha e passam a usufruir um benefício que não possui por direito. E mais importante: conforme a Lei da meia-entrada,  40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento deve ser destinado a meia-entrada. Antigamente com um alto volume de carteirinhas falsas, essa porcentagem era em média de apenas 10% dos ingressos.

Onde posso usar minha DNE?

Sabe qual o real motivo da Meia-Entrada ter sido criada? Ela é um incentivo ao estudante para que ele tenha acesso aos eventos culturais e artísticos. Dessa forma, ele pode expandir seus conhecimentos e vivências e ter uma educação mais rica. Por esse motivo, você pode usar sua carteira do estudante para os eventos mais incríveis da sua cidade e, também, do país inteiro. Obs.: Lembre-se que nossa carteirinha tem valor nacional!

Quais locais aceitam meia-entrada estudantil?

Talvez você seja o tipo de estudante que não gosta de perder o lançamento de nenhum filme no cinema. Ou talvez aquela pessoa que semanalmente vai no estádio assistir seu time de futebol jogando. Seja qual for sua escolha para se divertir nas horas vagas, você pode contar com a sua meia-entrada!
  • Cinema
  • Sim, poderá ver os filmes mais esperados pela metade do preço usando sua carteirinha do estudante! Aliás, todos os shoppings que contam com cinemas são obrigados a aceitar este documento.
  • Eventos
  • Teatros, eventos educativos, palestras e tudo de mais incrível! Você pode ter tudo isso pela metade do preço e o dobro de divertimento.
  • Shows
  • Imagina que tristeza ficar horas ou até mesmo dias na fila do seu tão sonhado show ou na porta do estádio, para chegar e ser barrado na entrada por ter uma carteirinha falsificada. A nossa carteira é a oficial do estudante e cumpre com todas as normas exigidas – com a gente você curte sem preocupação.

Carteira de Estudante 2020

Novidades quentes! A partir de janeiro de 2020 a Carteira de Estudante tem uma nova identidade visual, mais moderna e jovem!  Ao pedir a Carteira de Estudante 2020, sua validade é até março de 2021. Ela conta com ainda mais tecnologias de segurança e garante o direito do estudante à meia-entrada. Agora que você já sabe tudo sobre sua Carteirinha de Estudante UNE, UBES e ANPG não tem mais desculpa pra não sair no fds. Adquira já sua carteira e garanta a metade do preço!