SBPC divulga cartaz da 69ª Reunião Anual

carteira de estudante

CARTAZ_sbpc_ml
A SBPC e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgaram o cartaz da 69ª Reunião Anual, que será realizada de 16 a 22 de julho de 2017, no campus da Pampulha, em Belo Horizonte. O evento, que terá como tema “Inovação – Diversidade – Transformações”, faz parte dos 90 anos de comemorações da UFMG.
A presidente da Comissão Local da 69ª RA, Sandra Regina Goulart Almeida, explica que o cartaz foi pensado em cima do tema do evento, cujos conceitos são substantivos abstratos. “Por isso, não nos pareceu adequado propor uma representação figurativa para os mesmos. Avaliamos que uma referência metafórica seria o caminho mais acertado para transmitir as ideias relacionadas à inovação, à diversidade e à transformação. Diante disso, chegamos ao caleidoscópio, artefato que utiliza diversos espelhos para transformar um objeto observado em padrões compostos de luz e cor. As imagens geradas com ele nos pareceram adequadas, pois são de impressionante diversidade e constantemente transformadas pelos movimentos do observador, sempre gerando novas formas”, explica.
Esta será a quinta vez que a UFMG sedia a Reunião Anual da SBPC – as outras foram em 1965, 1975, 1985 e 1997. “Estamos muito felizes em sediar a SBPC em 2017. Para nós, é muito representativo realizar o mais importante evento científico brasileiro no ano em que nossa Universidade completará 90 anos. Podemos entender esse encontro como a renovação do compromisso e da responsabilidade da UFMG com o progresso da ciência em nosso país”, destaca Almeida.
Ela, que também é vice-reitora da UFGM, disse que a instituição está eufórica por sediar a Reunião Anual da SBPC e que esta será uma grande oportunidade para discutir o futuro da ciência no Brasil. “Nós temos muito que celebrar, mas, também, queremos unir esforços com a SBPC para fazermos algumas reflexões sobre o rumo da ciência no Brasil, uma vez que estamos vivendo um momento de crise, principalmente no âmbito da educação. Contribuir para essa discussão é também missão das universidades públicas, e a UFMG estará dando uma grande contribuição nesse sentido, ao receber a Reunião Anual. Nós, juntas (SBPC e UFMG), somos mais, e queremos fazer a diferença”, explica.
Quanto ao tema, Almeida disse que ele foi pensado a partir dos elementos que geram transformação em uma sociedade: a ciência, a educação e a inovação. “A questão da inovação vai além do produto, pois há também uma inovação social. Quanto à diversidade, a UFMG é uma universidade multicultural e ampla, que atua em todas as áreas do conhecimento. Ela é consciente no seu papel e procura ser uma universidade inclusiva. E tudo isso leva a transformações. E essa é uma reflexão que queremos levar para a 69ª RA da SBPC”, explica.
Texto: Vivian Costa – Jornal da Ciência – Edição impressa dez/2016-jan/2017 – página 15