23° Congresso e Campanha de Bolsas: pontos centrais da reunião da diretoria plena da ANPG

carteira de estudante
Rodrigo Cavalcanti, secretário-geral, Elisangela Lizardo, presidenta e Carolina Pinho, vice-presidenta da ANPG durante a reunião da diretoria plena da entidade.

Na tarde do último domingo (4), diretores da ANPG e pós-graduandos de todo o país reuniram-se na sede da entidade, em São Paulo. O objetivo da atividade foi debater, entre outros assuntos, a convocação e os detalhes da realização do 23° Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG) e a Campanha de Bolsas.

O encontro também foi importante para estabelecer metas precisas em relação ao calendário da ANPG até o CNPG, bem como coletivizar as recentes ações, como a participação da ANPG no Fórum Social Mundial Temático e na reunião do secretariado da OCLAE.

Foi aprovada uma moção de repúdio à repressão das atividades do movimento estudantil na Unicamp e na USP. E também uma nota contra cortes no orçamento. Vale ressaltar que a ANPG já havia se manifestado, na ocasião dos cortes, e a nota vem no sentido de reforçar a opinião da entidade.

 

Acúmulo de Bolsas com vínculo empregatício

Os pós-graduandos presentes puderam colaborar com sugestões e reflexões acerca do acúmulo de bolsas com vínculo empregatício (leia mais aqui).

A posição da ANPG é forte no sentido de que não serão admitidos cortes de bolsas e que, se for editada uma nova portaria (com novas regras) que elas valham apenas para novas bolsas.

Foi adiada, para o próximo dia 20 de março, a 2ª reunião da comissão para estudar os casos de acúmulo de bolsas com vínculo empregatício.

Composta pela Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop), Capes, CNPq e ANPG, a comissão tem caráter consultivo.

Todas as sugestões e reflexões colhidas pela presidenta da ANPG na reunião serão levadas ao encontro do dia 20. Aqueles que quiserem contribuir podem enviar email para [email protected]

 

23º CNPG

O Edital de Convocação do 23º Congresso publiciza o local e a data do fórum.

O 23° Congresso Nacional de Pós-Graduandos foi oficialmente convocado para os dias 3 a 6 de maio, em São Paulo, na UNIFESP. Veja o edital.

São esperados cerca de 1000 participantes de todo Brasil. A programação, ainda em construção, já conta com a confirmação do Ministro de C,T &I, Marco Antônio Raupp, do membro da comissão de elaboração do PNPG e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) José Fernandes Lima e do secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), Mário Theodoro.

Ainda aguardam confirmação nomes como o da filósofa da USP, Marilena Chauí e do neurocientista Miguel Nicolelis.

Esta edição do Congresso apresenta duas inovações: a primeira é a publicação de um documento-base, em fase de elaboração, que norteará todos os debates do fórum.

A segunda inovação diz respeito aos grupos organizados e pessoas que queiram manifestar suas opiniões acerca do Movimento Nacional de Pós-Graduandos. Para tanto, deverão ser elaboradas teses prévias ao Congresso. As teses são condição para os que desejam inscrever ou compor chapas candidatas à diretoria da ANPG.

Em breve, todo o detalhamento acerca da publicação das teses será publicado aqui no sítio da ANPG.

O regimento e a ata padrão para eleição dos delegados serão divulgados na próxima segunda-feira (12).

 

Campanha de Bolsas

Compondo as atividades da Jornada de Lutas das entidades estudantis, cujas reivindicações principais são: a destinação de 10% do PIB e de 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação, ciência e tecnologia, a ANPG convocou todas as APG’s e pós-graduandos para atividades pelo Brasil em torno dessas bandeiras e do Reajuste Imediato das Bolsas de Mestrado e Doutorado.

Aulas públicas, debates, atos políticos e twittaço são algumas das atividades sugeridas para serem realizadas nas universidades entre os dias 26 e 30 de março.

As atividades devem ser comunicadas à ANPG através dos e-mails ou perfis nas redes sociais para que sejam divulgadas e posteriormente documentadas.

Fechando a semana de atividades, a ANPG pretende organizar uma audiência pública convocada pelas comissões que tratam de Educação e de Ciência e Tecnologia na Câmara dos Deputados (CEC e CCTCI) para pautar a questão.

Saiba mais sobre a Campanha de Bolsas

 

Da Redação.