Pós na Unesp aborda Educação Sexual

carteira de estudante

São dez vagas de mestrado e três de doutorado somente para essa temática. As inscrições vão até sexta-feira (8). As provas escritas estão previstas para o dia 7 de maio e as entrevistas ocorrem entre 30 de maio e 10 de junho.

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, oferecerá uma nova linha de pesquisa intitulada “Sexualidade, Cultura e Educação Sexual”.

Com o novo tema de estudo, a Unesp pretende reunir trabalhos que contribuam para a construção de uma historiografia da educação sexual no Brasil, além de projetos sobre violência sexual, discriminação de gênero e homofobia.

Em Araraquara, onde o programa de pós-graduação é oferecido, funciona o Núcleo de Estudos da Sexualidade (Nusex) consolidado há dez anos.

Outras instituições já lidam com a questão de gênero, mas essa será a primeira pós-graduação a abordar especificamente a sexualidade no ambiente escolar”, disse um dos orientadores do curso, o professor Paulo Rennes Marçal Ribeiro.

Segundo ele, ainda há muita resistência à introdução da temática na formação de futuros educadores “Queremos sensibilizar as autoridades e a comunidade acadêmica sobre a importância da educação sexual na formação da Pedagogia e das Licenciaturas.”

O perfil procurado para o curso é de profissionais da educação que já tenham experiência no tema escolhido e que queiram se aprofundar no assunto por meio da pesquisa científica.

As demais linhas de pesquisa do programa são:

– Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas;
– Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade;
– Estudos Históricos, Filosóficos e Antropológicos sobre Escola e Cultura;
– Política e Gestão Educacional.

No último triênio ( 2004 – 2006) o programa obteve a nota 4 da CAPES.

Mais informações e inscrições aqui.

 

Da Redação, com informações da Agência FAPESP