Congresso vitorioso elege nova diretoria da ANPG e convoca Caravana por 40% de reajuste nas bolsas

carteira de estudante

Evento reuniu 2 mil pós-graduandos de todo o Brasil e deliberou sobre rumos da entidade nos próximos 2 anos

A capital paulistana foi palco do mais importante encontro da Associação Nacional de Pós Graduandos, o 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. Durante os dias 3 a 5, a UNIFESP recebeu mais de 2 mil pós-graduandos de todo o país para deliberar sobre a plataforma de atuação que a ANPG seguirá nos próximos dois anos e eleger a nova diretoria da entidade.

O fórum reuniu 274 delegados, sendo 42% de mulheres, de 45 instituições de ensino superior, que elegeram a mestranda em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Luana Bonone, da “Chapa Unificada”, a nova presidenta.

A chapa recebeu o apoio da ex-presidente da entidade, Elisangela Lizardo: Defendo essa chapa, uma chapa representativa que vai colorar todo o suor liberado por cada pós-graduando desse país”, afirmou.

Plenária aprova Caravana da ANPG

Luana Bonone, presidenta eleita e Elisangela Lizardo, presidenta da gestão cessante da ANPG.

Após o núncio de reajuste de 10% no valor das bolsas, vitória que a entidade conquistou a partir da principal campanha da última gestão, a plenária final aprovou a continuidade da campanha por um reajuste de 40% com a realização de uma Caravana a Brasília, a realizar-se em agosto, após a posse da nova diretoria.

 “Queremos a reposição da inflação e ganho real, mas é preciso uma política permanente de reajustes, valorização e ampliação das bolsas dos pós-graduandos”, defendeu Luana.

Além disso, durante a plenária final, também foram aprovados uma Carta aberta dos estudantes da Universidade de São Paulo e a defesa de um novo marco regulatório de ciência e tecnologia, que privilegie a pesquisa voltada para o desenvolvimento do país e considere as desigualdades sociais, a difusão da cultura e a ciência humanizada.

Debates focam em desenvolvimento nacional

Ao longo dos três dias, convidados dos mais diversos segmentos, educacional, científico e político, conduziram discussões em grupos de debates temáticos e conferências. Os pós-graduandos também apresentaram seus trabalhos na IV Mostra Científica da ANPG. 

Um dos temas centrais do congresso foi o desenvolvimento nacional, com principal enfoque na urgência da destinação de maiores investimentos para educação, ciência, tecnologia e inovação.

“A produção de inovação tecnológica carece de uma política econômica que garanta, de fato, que a indústria nacional e os setores privados e públicos consigam investir em uma inovação que atenda a demanda de crescimento do país e que, em especial, atenda a demanda de elevação da qualidade de vida do povo”, finalizou Elisangela. 

Em breve serão publicadas todas as resoluções aprovadas na Plenária Final.

 

Da Redação.