ANPG participa da Reunião de Fórum de Pós-Graduação da Abrasco

carteira de estudante
Representando os pós-graduandos na reunião, Santuzza Vitorino (ENSP/Fiocruz), Lúcia Guerra (FSP/USP) e David Soeiro (APG/Fiocruz)
Ocorreu entre os dias 23 e 24 de junho na cidade de Pirenópolis-Goiás, a reunião semestral do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), tendo como representantes do Fórum Nacional de Pós-graduandos em Saúde da ANPG, o doutorando da ENSP/Fiocruz, David Soeiro, vice-diretor da APG/Fiocruz e membro da diretoria da ANPG e a doutoranda Lúcia Guerra da FSP/USP. Além da participação da doutoranda da ENSP, Santuzza Vitorino. 

As discussões pautaram principalmente as demandas das agências nacionais de fomento, relacionadas à avaliação dos programas de pós-graduação (Qualis periódicos, livros, técnico) e produtividade em pesquisa (bolsas de produtividade do CNPq), além de breve debate sobre a formação no campo como demanda dos pós-graduandos. No evento, os representantes fortaleceram a necessidade da inserção do debate da formação na pós-graduação em saúde coletiva nos eventos da Abrasco deste ano, assim como a proposta de criação de uma comissão para debater como aprofundar e operacionalizar as mudanças que têm sido debatidas pelos pós-graduandos para a formação em saúde coletiva, relacionadas principalmente com a formação docente e de bases teórico/práticas no campo em saúde coletiva.

De interesse comum aos diferentes programas de pós-graduação é importante destacar o relato da mudança na pontuação para produtividade (reduziu para 35% do total da avaliação dos programas) e mudança na classificação dos periódicos, onde se observa que publicação em revistas a partir do estrado B3 já possuem pouca relevância para fins de produção acadêmica. Considerando ainda que para docentes em geral somente se avalia publicação de artigos em periódicos, já a produção discente considera também trabalhos em eventos (com exceção de algumas áreas). Alguns pontos gerais comuns a todos os programas estão explicitados na apresentação da Profa Rita Barradas Barata, representante da área de saúde coletiva na CAPES
. Também tem sido implementado o Qualis Livros e a pontuação por produção técnica, para além dos periódicos, a somarem na pontuação da produção docente/discente nos programas.

Outro debate importante trazido pelo prof. Antonio Augusto Silva (Comitê Assessor do CNPq) foram as bolsas de produtividade do CNPq, onde pela escassez de recursos e apertado financiamento em detrimento dos programas prioritários do governo com a CAPES, particularmente o Ciência sem Fronteiras, estas bolsas estão cada vez mais restritas, quase num estado em que a progressão somente ocorre em casos de rebaixamento ou morte do pesquisador, sendo que não há verba para bolsas novas e os pesquisadores do estratos mais elevados não caem e/ou não são rebaixados por uma questão de "mérito ao longo da vida". Sendo que devido a este motivo, tem sido pensada uma categoria de pesquisador emérito, pois a categoria existente de sênior, dá a ideia de velho e improdutivo, não sendo atrativa aos pesquisadores. Isso se reflete também na redução de editais de fomento à realização de projetos de pesquisa. Ainda por esse inflacionamento da receita da CAPES nos últimos anos, foi colocado que a mesma irá oferecer bolsas de iniciação científica. Para a ANPG é importante balizarmos essa discussão do papel da CAPES e CNPq, onde a entidade possui representação e devemos discutir estas dimensões, considerando as demandas prioritárias e as pressões advindas de financiamento, que resultam em fortalecimento de algumas políticas e quebra na valorização de outras importantes.
 
Ainda, dentro dos Informes do presidente da Abrasco, Luis Eugenio Portela, foi colocado que o Conselho Nacional de Saúde (CNS), onde a ANPG é representada pelo Diretor de Saúde, Marcos Pedrosa, terá uma renovação em todas as suas 26 comissões, sendo importante pensarmos em como podemos expandir nossa atuação junto ao conselho e estas comissões, ampliando e democratizando mais esta participação.
 
David Soeiro
Vice-coordenador da APG/Fiocruz e Membro da diretoria da ANPG