Inscrições abertas para doutorado em Bioenergia

carteira de estudante


Programa de pós-graduação é um convênio entre USP, Unicamp e Unesp

Estão abertas até 18 de outubro, as inscrições para o processo seletivo do Programa Integrado de Pós-graduação em Bioenergia (PIPG em Bioenergia). As atividades terão início no 1º semestre de 2014 e o programa oferece as modalidades doutorado e doutorado direto, em convênio de cooperação entre USP, Unicamp e Unesp.
 

O programa está estruturado nas seguintes áreas de concentração: produção de biomassa para bioenergia; biorefinaria, biocombustíveis e motores; sustentabilidade socioeconômica ambiental. O corpo docente é composto por representantes das três universidades envolvidas.

De acordo com os coordenadores, o programa será aberto para alunos brasileiros e estrangeiros, deve ter forte colaboração com instituições de pesquisa nacionais, internacionais e o setor privado, seguindo o viés para a formação de empreendedores, pesquisadores que tenham, aptidão para a inovação e usem o conhecimento para iniciar novas empresas. Na USP, Carlos Alberto Labate, docente do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) coordena a comissão local do programa. Na Unicamp, ocupa este função Andreas Karoly Gombert e, na Unesp, Jonas Contiero.

Por se tratar de programa interinstitucional, o candidato deverá indicar no formulário de inscrição a universidade de origem de seu orientador.

A inscrição deve ser realizada, exclusivamente, pelo e-mail
[email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , para onde o candidato enviará o formulário de inscrição preenchido com a documentação solicitada anexo, que deve estar no formato "pdf". A documentação deve estar completa, caso contrário o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo. Outras informações e formulários para inscrição podem ser obtidos em http://genfis40.esalq.usp.br/pg_bio/.

Na ESALQ, dúvidas podem ser esclarecidas com Daniel Moacir Bigardi, secretário do PIPG em Bioenergia, pelo e-mail
[email protected].

(Assessoria de Comunicação da ESALQ)

(Jornal da Ciência)