Aberta consulta pública sobre o Livro Azul da 4ª CNCTI

carteira de estudante

Teve início nesta quinta-feira (4/11) a consulta pública sobre o Livro Azul, que sintetiza os principais temas e ideias da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI), realizada de 26 a 28 de maio, em Brasília.

 Está também submetido para consulta um documento que consolida o conjunto de recomendações da Conferência Nacional, das Conferências Regionais e Estaduais e do Fórum Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 O coordenador-geral da 4ª CNCTI, Luiz Davidovich, ressaltou que a consulta tem por objetivo verificar se os documentos preparados pela comissão de redação refletem o que foi debatido durante a conferência e nos eventos anteriores.

 "Em nossa avaliação, os documentos, na forma atual, reúnem o conjunto de temas e ideias discutidos na conferência. Queremos agora verificar se realmente captamos o entendimento daqueles que participaram dos debates", disse Davidovich.

As recomendações do Livro Azul estão reunidas em torno de grandes temas, que revelam o amplo espectro da agência de C&T na sociedade brasileira: a inovação nas empresas e na sociedade; a utilização sustentável dos grandes biomas nacionais, com ênfase especial na Amazônia e no mar; a redução dos desequilíbrios regionais e da desigualdade social; o desenvolvimento de tecnologias estratégicas; a consolidação do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia; o fortalecimento da ciência básica e da educação em todos os níveis.

Após a consulta pública, que termina no dia 22 de novembro, a comissão de redação vai se reunir para analisar os comentários e fazer as modificações necessárias. A intenção é lançar a versão final dos documentos até meados de dezembro.

Além do Livro Azul e das recomendações das conferências, será publicada uma edição especial da revista Parcerias Estratégicas, editada pelo CGEE, contendo artigos de palestrantes da Conferência Nacional e dos seis seminários preparatórios realizados nos meses anteriores ao evento.

Consulta

A consulta pública está sendo realizada, até o dia 22 de novembro, por meio dos portais www.cgee.org.br e www.mct.gov.br

 O link específico da consulta é http://www.cgee.org.br/prospeccao/exercicio/delphi/cadastre_livroazul.php .

 

Fonte: Daniela Oliveira, do Jornal da Ciência