Sabia que você, estudante, tem direito a um benefício exclusivo? A meia-entrada estudantil com o
Documento Nacional do Estudante. Ele te da o direito a pagar metade em cinemas, shows, eventos, jogos e muito mais! Dessa forma, o estudante tem mais acesso a cultura e educação. Assim sendo, a formação do estudante fica mais rica.
Este documento é emitido pela UNE, UBES e ANPG, pois ele é o original. Dessa forma ele é reconhecido e vale nacionalmente. Para que este benefício continue existindo para todos os estudantes, o Documento Nacional do Estudante é essencial.
Como identificar se um documento do estudante é original?
Alguns elementos visuais já nos ajudam a identificá-lo. Em relação aos parâmetros tecnológicos, o documento deve atender aos critérios do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). De acordo com o parágrafo 2º do Art. 1º da Lei 12.933/13 cabe unicamente ao ITI padronizar a CIE para a devida aplicação da certificação digital ICP-Brasil.
- QR Code; é um elemento essencial pois ele comprova a certificação digital de atributo própria de cada documento e pode ser lido pela instituição promotora do evento. Essa certificação deve ser um documento eletrônico assinado por um certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
É um sistema instituído pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. O sistema do certificado de atributo é o que valida o documento do estudante. Dessa forma, o produto segue as prerrogativas técnicas da lei, sendo elas: integridade, autenticidade, não-repúdio e valor legal.
O documento também deve conter as seguintes informações:
- Foto do aluno;
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número de RG e CPF impressos na carteirinha;
- Nome do curso e da instituição de ensino.
Anualmente, as entidades estudantis nacionais definem o layout, com cores e símbolos do modelo único de documento nacional do estudante, sendo eles:
- Trama anti scanner;
- Microletras;
- Logo das entidades estudantis encarregadas junto da assinatura de seus respectivos presidentes (as): UNE, UBES, ANPG e logo da OCLAE (entidade dos estudantes da América Latina).
Nosso documento do estudante também conta com instrumentos adicionais de conferência digital para coibir falsificações:
- Certificação Digital padrão ICP Brasil;
- Fundo com efeito numismático.

Passo a passo para ter o seu Documento Nacional do Estudante
- Cadastro online: crie uma conta no site Documento do Estudante;
- Pagamento: pague em apenas uma vez R$ 35,00 + frete;
- Upload de Documentos: Envie os documentos solicitados para verificação;
- Acompanhamento: depois de feito o pagamento e já logado no site, na aba “detalhes de entrega” você tem acesso ao código de rastreio dos Correios ou, se for via transportadora, os dados aparecerão na tela;
- Entrega: o prazo de entrega varia dependendo da região e da modalidade de entrega. Na média é entregue em 15 dias úteis após aprovação do pagamento;
- Validação: após desbloquear seu documento no site, ele tem validade até o dia 31/março do ano seguinte da emissão. Mas assim que seu pagamento é aprovado nós emitimos um documento do estudante provisório pra você ir usando enquanto o DNE definitivo não chega.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado! Garanta agora o seu
Documento Nacional do Estudante!