Duas chamadas da FAPESP estão abertas a interessados até o dia 8

carteira de estudante
A chamada lançada pela FAPESP e pela Universidade da Flórida está aberta ao recebimento de propostas de pesquisas até o dia 8 de fevereiro. A seleção está voltada ao intercâmbio de pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo e dos Estados Unidos afiliados à Universidade da Flórida.
 
Do lado paulista, podem apresentar propostas pesquisadores responsáveis por Auxílios à Pesquisa vigentes apoiados pela FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou nos programas Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP) e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID).
 
As propostas podem ser submetidas em qualquer área do conhecimento científico e tecnológico.
 
Os projetos aprovados poderão ter duração de até 24 meses. FAPESP e Universidade da Flórida destinarão até o equivalente a US$ 10 mil anuais por proposta aprovada, para cobrir despesas de transporte, moradia e seguro de pesquisadores.
 
Serão selecionadas até quatro propostas. Pelo menos duas das propostas selecionadas deverão ter um pesquisador principal baseado no Institute for Food and Agricultural Sciences (IFAS) da Universidade da Flórida.
 
Mais informações em www.fapesp.br/en/7404
 
Pesquisa sobre deficiência intelectual
 
A chamada publicada pela FAPESP e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (Apae-SP) teve o prazo para recebimento ampliado. Declarações de interesse para pré-seleção de candidatos serão recebidas pela Apae até 8 de fevereiro.
 
Os pré-selecionados poderão apresentar as propostas até 15 de março. Serão selecionados e apoiados projetos de pesquisa sobre deficiência intelectual – caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e do comportamento que são detectadas ao nascer ou durante a infância e a adolescência por meio de testes apropriados.
 
Jovens cientistas com título de doutor e bem-sucedida experiência de pós-doutoramento podem participar da chamada conforme as normas do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP-FAPESP).
 
As pesquisas deverão ser desenvolvidas na Apae de São Paulo. A duração máxima de cada projeto de pesquisa selecionado é de até quatro anos.
 
Os projetos devem ser cientificamente sólidos e visar à criação de novos grupos de pesquisa. Os candidatos devem demonstrar claro potencial de liderança científica em seu campo de conhecimento.
 
Os candidatos serão pré-selecionados pela Apae de São Paulo e as propostas escolhidas serão analisadas pela FAPESP.
 
Mais informações em www.fapesp.br/en/7402


Fonte: FAPESP