Semana de Mobilização da ANPG reforça luta por royalties para educação e valorização das bolsas

carteira de estudante

A Semana Nacional de Mobilização está repercutindo em todo país. De 5 a 11 de Novembro, a Associação Nacional de Pós Graduandos está mobilizada em diversas universidades em defesa das verbas do pré-sal para Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação, e por uma política permanente de valorização das bolsas de pesquisa. 

A mobilização protagonizada pela ANPG vem em um momento especial para a juventude brasileira. A distribuição dos royalties do petróleo (PL 2565/11) pode ser votada nesta primeira semana de Novembro, garantindo assim a destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal e 100% dos seus royalties para a Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação. 

A distribuição estratégica dos royalties, que contemple às áreas de Educação e Ciência Tecnologia e Inovação, representa uma oportunidade histórica de inserir o Brasil em outro patamar. “A nova lei do Petróleo é o elemento fundante para um país que pretende estar entre as nações protagonistas do mundo”. Destacou Luana Bonone, presidenta da ANPG. 
 
Além das atividades de norte à sul do país, uma carta está sendo enviada aos deputados federais e senadores pautando o pré-sal e o PL dos pós-graduandos, durante toda a semana.  Leia a carta aqui.
 
 
Confira abaixo as atividades da Semana Nacional de Mobilização pelo país: 
 
APG/UFPE

A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Pernambuco (APG/UFPE) será recebida na quarta-feira (7) pelo vice-reitor, Silvio Marques, para discutir o PL dos Pós-Graduandos, valorização e outros temas de interesse dos estudantes.

A quinta-feira (08), será dedicada a produzir os materiais de divulgação que serão, posteriormente, espalhados em local de grande circulação, com intuíto de agregar mais apoiadores às pautas do movimento.  Na sexta- feira (09), a APG promoverá o “Encontro Temático”, para discutir os encaminhamentos da reunião com o vice-reitor e debater o conteúdo referente ao PL dos Pós-Graduandos.

Os pós-graduandos ainda aguardam a confirmação da reunião com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, que sinalizou agenda para esta semana, e com o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, que já confirmou que receberá os pós-graduandos na semana que vem.

Para participar das atividades da APG/UFPE ou mais informações, entre em contato com Hercília Melo, pelo email: [email protected]
 


APG/UFJF

A Semana Nacional de Mobilização também segue firme em Juíz de Fora. Na quinta-feira (8) a Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Juiz de Fora (APG/UFJF), promoverá o "Ato-Debate: Direito dos Pós-Graduandos", com a participação do pró-reitor de pós-graduação, professor Fernando Aarestrup.  A atividade começa às 10 horas no anfiteatro da Faculdade de Comunicação.

No começo da semana, a entidade se reuniu com o Reitor, professor Henrique Duque, para apresentar um conjunto de reivindicações que norteiam a luta dos pós-graduandos. Estiveram presentes na reunião, o pró-reitor de pós-graduação, professor Fernando Aarestrup,  e os membros da entidade, Hyllo Nader, vice-presidente da ANPG e mestrando em História, Gabriel, mestrando em Geografia, Franciany, mestranda em História e  Suely Ribeiro, doutoranda em Ciências da Religião.

Uma das pautas latentes dos pesquisadores da universidade, consiste em ampliar o acesso ao Apoio Estudantil. Hoje há uma cláusula do edital que impossibilita que estudantes com diploma em curso superior concorreram aos benefícios do auxílio universitário. Tal medida, retira dos pós-graduandos em vulnerabilidade econômica a oportunidade de serem contemplados.  O reitor se comprometeu a apresentar no Conselho Universitário uma minuta com vistas à alterar o texto, permitindo, assim, que  os alunos dos programas de Mestrado e Doutorado participem do edital.

Além disso, foi solicitado representação dos pós-graduandos no Conselho Superior da Universidade e participação no Projeto de Universalização de Línguas (PU), que oferece cursos instrumentais em línguas, somente, para os alunos da graduação. Em linhas gerais, as reinvindicações foram bem recebidas e encaminhadas para análise.

A valorização das bolsas de pesquisa também foi tema da reunião. O reitor professor Henrique Duque, se comprometeu em levar a  reinvindicação na próxima reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e seguir o caminho do reajuste concedido pela Capes e CNPq, também, na UFJF.


APG/UNIFESP
 
A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de São Paulo (APG/UNIFESP), que acaba de eleger sua nova diretoria, prepara um grande ato na quarta-feira (08), em frente ao Edifício de Pesquisa II, localizado na Rua Pedro de Toledo nº 781, às 12 horas. 
 
Veja o banner de divulgação:
 
 clique na imagem para ampliar

Confirme presença no evento aqui

 
APG/UFMG

A Associção de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais (APG/UFMG) convida todos os Pós-Graduandos para o debate e audiência pública sobre a valorização dos pós-graduandos. A Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação já confirmaram presença.

A Audiência Pública tem a intenção de deliberar sobre um índice de valorização permanente que seja elencado durante o evento (ex. PIB, salário de servidor público, etc.), que possa ser levado ao Legislativo pela ANPG. Após a audiência os alunos caminharão até a Reitoria para uma manifestação em prol dos direitos dos pós-graduandos.

O debate acontece às 9 horas, na Sala de Seminários 1010 – Escola de Engenharia da UFMG
 
clique na imagem para ampliar
 
Confirme presença no evento aqui

APG/UFBA

A Comissão de Mobilização da Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal da Bahia (APG/UFBA) organiza a Semana de Mobilização dos estudantes de Pós-Graduação na UFBA, prevendo-a para o início do mês de dezembro, tendo em vista que até o dia 21 de novembro os estudantes encontram-se em recesso. As atividades em construção abrangem panfletagens e debates sobre a pauta nacional dos estudantes no que se refere às bolsas de Pós-Graduação, política permanente de valorização das bolsas, PL dos pós-graduandos, a Pós-Graduação no Brasil, na Bahia e na UFBA e as pautas estudantis locais. A Comissão de Mobilização convoca a todos os estudantes de Pós-Graduação da UFBA para participação nas atividades da Semana Nacional de Mobilização, cuja programação será divulgada em breve.

Para mais informações, entre em contato com Maíra Gentil pelo email: [email protected]
 

Quer compartilhar a agenda da sua universidade aqui? Mande para [email protected]
 
Acompanhe e participe da cobertura da Semana Nacional de Mobilização da ANPG!
 
Da redação, com informações das APGs