Marco Antônio Raupp compõe equipe de Mercadante

carteira de estudante
O ministro da C&T, Aloizio Mercadante, começou a anunciar os nomes que farão parte de sua equipe. Um dos indicados é o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, para assumir a Agência Espacial Brasileira (AEB), como afirmou Mercadante em entrevista ao "O Estado de SP" (leia na nota 2 desta edição). Raupp ainda não se pronunciou sobre o convite.
 
 
No discurso de posse, no dia 3 de janeiro, Mercadante ressaltou a importância de um programa espacial fortalecido, "que conte com recursos suficientes, nos níveis necessários para atender as importantes demandas por satélites e por aplicações espaciais, inerentes aos dias de hoje".
 
O ministro afirmou ainda que, nesse contexto, "daremos redobrado apoio à Agência Espacial Brasileira (AEB)".
 
Secretarias
 
Já segundo informações do "Globo Online", o coordenador da Rede Clima e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, será o novo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT.
 
Carlos Nobre é considerado um dos maiores especialistas mundiais sobre mudanças climáticas. Integra o Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) e coordena programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais. Nobre também preside o Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. O engenheiro eletrônico assume no lugar de Luiz Antonio Barreto de Castro.
 
Para a Secretaria de Política de Informática, Mercadante escolheu o professor Virgílio Almeida, do Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e que terá como principal tarefa a integração das redes informatizadas do governo e dos principais centros de desenvolvimento da inovação tecnológica.
 
Virgílio é coordenador do Centro da Computação da UFMG e entra no lugar de Augusto César Gadelha Vieira.
 
Fonte: Jornal da Ciência, com informações do Globo Online