ANPG em defesa das universidades federais

carteira de estudante

5b96a94d-19ba-42e0-af67-aa07b95de433
A presidenta da UNE, Marianna Dias, a deputada Margarida Salomão e o secretário-geral da ANPG, Vinícius Soares

Aconteceu agora de manha, 7 de março, na Câmara dos Deputados em Brasília, a reunião da frente parlamentar mista em defesa das universidades federais. A ANPG estava presente e foi representada pelo seu secretário-geral, Vinícius Soares, além do evento contar com a presença de representantes da UNE, Andifes, Fasubra, entre outros.  A frente tem a coordenação da deputada Margarida Salomão.
Soares destacou que a defesa da universidade pública é um tema caro para a ANPG. “Nós entendemos que a universidade pública desempenha um papel muito grande na construção de um projeto nacional de desenvolvimento por país. E que a universidade também desempenha papel não apenas pra a saída da crise conjuntural que o Brasil enfrenta, mas também de colocar soluções para os problemas estruturais que afligem a sociedade”.
O secretário também destacou a movimentação para revogação imediata da EC 95 (teto dos gastos). E que a frente possa se articular com as outras frentes como a das universidades estaduais e institutos federais.
Na reunião ficou encaminhado que será pedido uma reunião com o Ministério da Educação para apresentar as demandas da frente. Além de articular as movimentação para construção de um projeto de lei de iniciativa popular para revogação da Emenda constitucional 95 e a criação de comitês locais em defesa da universidade pública.