Revista Brasileira de Pós-Graduação recebe artigos até o dia 31 de julho

carteira de estudante







A Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) recebe, até o dia 31 de julho deste ano, colaborações sobre o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os textos serão compilados em uma edição especial em comemoração aos dez anos do Portal, uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo.

Um dos objetivos da edição temática é a abertura de espaço para as pesquisas realizadas sobre o Portal de Periódicos por diferentes áreas do conhecimento. A Revista busca assim traçar os desafios da política brasileira de acesso à informação científica em meio digital para os próximos anos.

As propostas deverão ser encaminhadas conforme especificam as Normas para Colaboração da RBPG, para o e-mail [email protected].

Acesse aqui o edital.

Portal de Periódicos
Lançado em novembro de 2000,o Portal de Periódicos da Capes é considerado uma conquista da comunidade acadêmico-científica brasileira. Atende a um grupo de mais de 300 instituições, dentre instituições públicas e privadas de ensino superior, institutos de pesquisa e fundações estaduais de apoio à pesquisa. Oferece acesso gratuito a mais de 21.000 títulos de periódicos em texto completo, com o que de mais atual é produzido nos grandes centros de pesquisa do mundo.

Dada a relevância no cenário da pós-graduação brasileira, o Portal de Periódicos tem se consolidado como objeto de estudo, sendo investigado por pesquisadores e grupos de pesquisa de áreas como Ciência da informação, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Computação, dente outras.

RBPG
Lançada em agosto de 2004, a revista é voltada à divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, desafios, políticas e programas. De periodicidade semestral, está estruturada em quatro seções: Estudos, Experiências, Debates e Documentos.

Com uma média de 8,5 mil a 10 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veículo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados como características da formação pós-graduada em várias modalidades, política da pós-graduação, demandas da comunidade científica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração científica internacional.

A publicação é distribuída para todas as bibliotecas e vários centros de informação do país e do exterior, além de estar disponível na página da Capes.

 

Da redação, com informações da Assessoria de Comunicação da Capes.