06122016-banner-destaque-connie-abc
Crédito: capes

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgou o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados que serão empossados em 2017. Entre os eleitos, está a diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Concepta Margaret McManus Pimentel, agora membro titular da área de ciências agrárias. Os membros titulares da ABC são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica.
 
Biografia
Concepta possui formação no Reino Unido, com graduação em Bachelor Of Agricultural Science – University College Dublin, mestrado em Genetics and Animal Breeding – University of Edinburgh e Doctor In Philosophy – University of Oxford, com pós-doutorado na University of Sydney.
 
Desde 1992 atua na Universidade de Brasília, na área de Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos bem como a Conservação de Recursos Genéticos Animais e Genética de Paisagem. Tem publicados mais de 300 artigos em jornais com corpo editorial, 24 capítulos de livro, mais de 550 resumos em congressos e mais de 200 orientações de alunos, incluindo 52 mestrados, 23 doutorados, 12 pós-doutorados e 90 de iniciação científica e TCC, além de mais de 20 orientações técnicas.
 
A diretora atua como membro do conselho do International Institute For Applied Systems Analysis (Austria). Tem atuado como consultora para o Food and Agricultural Organization of the United Nations e Basque Center for Climate Change no exterior e o Ministério da Agricultura no Brasil bem como o FAPDF, além de participar de projetos em conjunto com pesquisadores na USDA (Estados Unidos), Agricultural Reserach Council da África do Sul e INRA da França entre outros.
 
Concepta participou como avaliadora do programa “Mission 2018” do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Comitê Técnico do Macroprograma 2 da Embrapa, além do Programa de Aceleração (PAC) e Monsanto/Embrapa. É revisora de 38 revistas nacionais e internacionais, e 11 agências de fomento. Tem uma rede de colaboradores de mais de 700 pessoas em publicações nacionais e internacionais. Desde 2016, é Diretora de Relações Internacionais da Capes.

Write A Comment