Reunião do conselho deliberativo do CNPQ discute situação financeira

carteira de estudante

323a8c0a-45cf-4b1d-b320-0a5a7269ccce
Ontem, 6 de dezembro, aconteceu a reunião do Conselho deliberativo do CNPq em Brasília. A ANPG participou, sendo representada pelo secretário geral, Vinícius Soares. Na pauta foram discutidas a atualização financeira do órgão, a proposta da criação do programa de divulgação e disseminação científica do CNPQ e o calendário de 2018.
“Foram prometidos cerca de R$ 1.299.761.429,99 da fonte do tesouro, destes ainda estão bloqueados cerca de 77 milhões de reais. Esse valor não compromete o pagamento das bolsas desse ano.  Além disso o CNPQ possui outras fontes de recursos como do Ministério da Ciencia, Tecnologia, Inovação e Comunicações e do Fundo nacional de desenvolvimento da ciência e tecnologia. A diretoria do CNPq junto com a secretária executiva do ministério estão em conversa com o governo para tentar liberar essa verba até amanhã que é a data limite para o empenho. Depois disso o tesouro recolhe o dinheiro e esse dinheiro pode ser retribuído para outras pastas. Temos que salientar que a nossa preocupação é também com a proposta do orçamento para o ano que vem que está sendo debatido pelo congresso nacional. Precisamos pressionar os parlamentares a priorizarem. Os investimentos no setor para garantir o mínimo é condições para realizações das pesquisas no Brasil”, contou Soares.
Ao fim da reunião, Vinícius apresentou aos conselheiros a situação do PL da maternidade que está nas mãos do Presidente Temer para sanção. “Também falei sobre a nossa campanha para incluir os pós-graduandos no regimento previdenciário”, disse.