Nota da ANPG sobre a crise nas estaduais paulistas

carteira de estudante

Após decisão de reajuste zero do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo (CRUESP), as estaduais paulistas entraram em greve. Para justificar a decisão foi alegado o alto comprometimento com folha de pagamento das universidades, principalmente da USP, com 105,33% de comprometimento em relação aos seus recebimentos.
A ANPG apoia a mobilização de funcionários, professores, graduandos e pós-graduandos em nome da valorização do ensino. Acreditamos que a saída para a crise é aumentar o repasse do governo estadual, de forma compatível com a expansão do ensino superior no Estado de São Paulo, em especial da Pós-Graduação, conforme definido na pauta unificada pelo Fórum das Seis.
A ANPG repudia a tentativa de diversos setores, especialmente da mídia, que aproveitam do momento para combater a gratuidade no ensino superior.
Seguimos na luta por um ensino público, gratuito e de qualidade.
Brasil, 08 de agosto de 2014
Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduandos
Referências:
[1] http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2014-05/professores-e-funcionarios-da-usp-unicamp-e-unesp-entram-em-greve-hoje
[2] https://www.anpg.org.br/?p=5569
[3] http://www.sintusp.org.br/2013/index.php/publicacoes/campanha-salarial/761-campanha-salarial-2014-indicativo-de-pauta
[4] http://www.revistaforum.com.br/abeiradapalavra/2014/06/04/universidade-publica-de-boy-para-boy