ANPG participa do lançamento oficial da 4ª Conferencia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

carteira de estudante

 Conforme Sergio Rezende, a 4ª CNCTI, que se realizará em maio de 2010, em Brasília (DF), deve analisar os resultados já alcançados pelo Plano de Ação e encaminhar sugestões para a consolidação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação que tenha como objetivo principal o desenvolvimento sustentável, cujos aspectos econômico, ambiental e social sejam respaldados por uma discussão ampla com a sociedade.

 

Com a presença de mais de 200 pessoas o auditório do MCT ficou pequeno e autoridades como o Presidente da SBPC e deputados ficaram de pé para prestigiar essa importante Conferência que acontecerá ano que vem. O Ministro Resende ficou surpreso com a quantidade de autoridades presentes e pediu desculpas por não poder acomodar bem todos os presentes. Mas já evidenciou o sucesso do evento com as presenças de representantes de orgãos de várias instâncias relacionadas à CT&I.  

 

Cumprindo agenda oficial o presidente da ANPG, Hugo Valadares, esteve presente, manteve contatos e expôs algumas reividicações dos pós graduandos às autoridades presentes, inclusive ao Ministro Resende.  

 

Serão abordados os seguintes temas na 4ª Conferência: a utilização sustentável da biodiversidade, mudanças climáticas, energia, recursos naturais, desigualdades regionais, educação científica de qualidade em todos os níveis, uso da C&T para o desenvolvimento social, saúde, entre outros, serão as principais vertentes da Conferência.

 

A respeito da Conferência, seu secretário-geral, Carlos Aragão, falou no lançamento:  “Isso irá requerer uma estrutura flexível, que permita a inclusão de temas que venham a ser sugeridos pelas discussões entre todos os atores”. Falou também que existem grandes expectativas, em todo mundo, de que C,T&I venham a encontrar respostas certas e compatíveis com o desenvolvimento sustentável que todos buscam. “Outro ponto a se destacar é que um dos grandes desafios da Conferência será a sua divulgação para o grande público, não apenas nos meios especializados, mas especialmente na grande imprensa, por intermédio de sua ligação com desafios atuais”.

De Brasília

Marney Cruz

Mestrando em Educação – UnB

Diretor Centro Oeste ANPG