23º Congresso da ANPG entra em reta final de mobilização

carteira de estudante

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) entra na reta final de mobilização dos delegados que participarão do 23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG), que ocorrerá entre 3 e 6 de maio na Unifesp, em São Paulo (SP). Dentro do congresso ocorrerá a 4ª Mostra Científica da ANPG, cujo prazo para inscrição de trabalhos se encerra no próximo sábado (14).


A cidade de São Paulo, segunda maior da América Latina, sediará entre os dias 3 e 6 de maio, o  23º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. O evento será realizado no Campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

São esperados cerca de mil pós-graduandos, estudantes e pesquisadores do Brasil todo. O tema desta edição do CNPG são os “Desafios Brasileiros”. O tema será discutido pelos presentes em uma série de conferências e grupos de discussão.  Além de se aprofundar no tema, os delegados presentes deverão, no último dia, participar da Plenária Final.  É nesse momento que são definidas as propostas centrais a serem encaminhadas pela próxima gestão da entidade e é eleita a nova diretoria.

O objetivo principal do congresso é estimular a discussão e o debate sobre os rumos da ciência no Brasil, além de tratar de temas presentes no cotidiano dos pós-graduandos, como a licença-maternidade plena e os valores das bolsas acadêmicas.

Seja delegado(a) ao 23º CNPG

Está a pleno vapor a eleição dos delegados e delegadas para o 23° Congresso Nacional de Pós-Graduandos. Algumas APGs e comissões pró-APG já se inscreveram pelo formulário online disponível no site para eleger delegados(as) ao congresso. Aquelas que ainda não o fizeram, devem preencher o formulário, antes mesmo de proceder a eleição dos(as) delegados(as), conforme o passo-a-passo abaixo.

 

Como eleger delegado

 Confira aqui o Regimento Completo e leia abaixo o resumo de como proceder. 

 

1) A diretoria da APG (conforme ata de posse) ou comissão pró-APG (conforme ata de fundação) deve se reunir, imprimir, preencher e assinar a ATA PADRÃO de eleição dos(as) delegados(as) de acordo com os seguintes critérios:

a) no caso dos estudantes de cursos stricto sensu: 3 (três) delegados (as) para os primeiros 200 (duzentos) pós-graduandos de cursos  stricto sensu, sendo acrescido 1 (um) delegado (a) para cada porção posterior de 200 (duzentos) pósgraduandos de cursos stricto sensu ou fração;

b) no caso dos estudantes de cursos lato sensu: 3 (três) delegados (as) para os primeiros 1000 (mil) pós-graduandos de cursos  lato sensu, sendo acrescido 1 (um) delegado (a) para cada porção posterior de 2000 (dois mil) pós-graduandos de cursos lato sensu ou fração.

ATENÇÃO – Os processos eleitorais de delegados de lato sensu e stricto sensu na mesma Universidade deverão ser realizados separadamente. Isso significa que os dois processos podem ser feitos na mesma reunião, mas registrados em atas diferentes, de forma a deixar claro quais são os(as) delegados(as) do stricto sensu e quais são os(as) delegados(as) do lato sensu.

2) O FORMULÁRIO ONLINE DE ELEIÇÃO DE DELEGADOS(AS) deve ser preenchido e os documentos abaixo devem ser enviados por correio para a sede da ANPG ou pelo e-mail EMAIL ([email protected]) até o dia 21 de ABRIL.

a) Preenchimento do formulário online de  credenciamento de delegados(as);

b) Ata do processo de eleição dos delegados (as), assinada por pelo menos 50%+1 dos diretores da APG ou por 10 integrantes da comissão pró-APG;

c) Comprovante de Matrícula de cada delegado(a) e suplente;

d) Comprovação do número de Pós-Graduandos ligados à entidade;

e) Ata de Fundação ou Ata de Eleição e Posse.

4) A inscrição do(a) delegado(a) custará entre R$ 150 e R$ 200 (valor será definido dentro desta faixa) e dará direito a hospedagem, traslado entre as atividades, materiais do congresso e participação em todos os debates e atividades culturais.  

DÚVIDAS[email protected]

 

Caso na sua universidade não exista APG, saiba como se organizar:


Como formar uma comissão pró-APG 

Caso na sua universidade ainda não exista APG nem comissão pró-APG, convoque uma reunião de pós-graduandos e forme uma comissão com pelo menos 10 pós-graduandos.

Modelo de ata de fundação de comissão pró-APG

Como formar uma APG

Caso na sua universidade não exista APG, é possível criar uma a partir de uma assembleia. Convoque uma reunião de pós-graduandos e discutam sobre a formação de uma APG. Se houver consenso, aprovem um Estatuto, preencham a documentação e comecem a desenvolver ações/atividades na universidade.


Modelo de ata de fundação, eleição e posse de APG

Modelo de Estatuto de APG

 

Clique aqui e saiba mais sobre a IV Mostra Científica da ANPG.

 

Da Redação.