Estudos Avançados destaca sociologia e desenvolvimento

carteira de estudante

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) acaba de lançar o 75º número da revista Estudos Avançados, que destaca os trabalhos apresentados no Seminário Internacional sobre Sociologia e Esperança, realizado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) com patrocínio da FAPESP.

O evento foi organizado pelo sociólogo José de Souza Martins, conselheiro da FAPESP, que assina o artigo “A crise da esperança na crise da sociologia”. Contou ainda com a participação de Alfredo Bosi, autor do texto “Economia e humanismo”, e Peter Burke, autor de “A esperança tem história?”.
 
Outro destaque da edição é o dossiê sobre Novo Desenvolvimentismo, expressão cunhada por Bresser-Pereira para se referir a uma teoria que reelabora ideias da macroeconomia estruturalista.
 
Além de Bresser-Pereira, que assina o texto A taxa de câmbio no centro da teoria do desenvolvimento, a revista traz artigos de pesquisadores como José Luis da Costa Oreiro (Novo-desenvolvimentismo, crescimento econômico e regimes de política macroeconômica) e Vera Alves Cepêda (Inclusão, democracia e novo-desenvolvimentismo: um balanço histórico).
 
A edição também traz artigos sobre ciência: Do estilo em ciência e em história das ciências, de Michel Paty; O compartilhamento de obras científicas na internet, de Luiz Gonzaga da Silva Adolfo, Ieda Rocha e Laura Luce Maisonnave; e Ciência e consciência, conhecimento e liberdade, de Luiz Roberto Alves.
 
A íntegra da edição já está disponível aqui 
 
Mais informações: www.iea.usp.br 
 
Fonte: Agência FAPESP