ANPG pelo Brasil: Veja as atividades que marcaram a Semana Nacional de Mobilização

carteira de estudante

Durante toda semana, a mobilização nacional da ANPG movimentou universidades de diversas regiões. As APGs, comprometidas com a luta dos pós-graduandos, articularam reuniões, manifestações e debates para reafirmar a necessidade de uma política de valorização da pesquisa e o reajuste das bolsas, garantida através do PL dos Pós-Graduandos. 

Na internet, o twittaço chamou atenção dos internautas que aderiram ao movimento #PLdosposgraduandos. 

O abaixo assinado pela valorização das bolsas também foi retomado. Lançado em Fevereiro de 2011, o documento tem por volta de 50 mil assinaturas. 

 

Quer compartilhar a atividade da sua universidade aqui?

 

 
Entre em contato pelo email para [email protected]
 
 APG/UFPE
APG/UFPE reunida com o vice-reitor, Silvio Marques (clique na imagem para ampliar)
A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Pernambuco (APG/UFPE) foi recebida na quarta-feira (7) pelo vice-reitor, Silvio Marques, para discutir o PL dos Pós-Graduandos, valorização e outros temas de interesse dos estudantes. Em breve será lançada uma nota sobre os indicativos da reunião.
 
O reitor Anísio Brasileiro e o vice-reitor Silvio Marques, participarão na sexta-feira (9) de um almoço no restaurante universitário. O convite foi feito pela Associação Pós-graduandos UFPE, como parte da programação da Semana de Nacional de Mobilização na universidade. 
 
Antes, às 11h30, os estudantes se reunirão para produzir os materiais de divulgação que serão, posteriormente, espalhados em local de grande circulação.
 
Os pós-graduandos ainda aguardam a confirmação da reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, que já sinalizou que receberá os pós-graduandos na semana que vem.
 
Acompanhe a APG/UFPE por aqui. Para mais informações, entre em contato com Hercília Melo pelo email: [email protected]
 
 
APG/UFJF
 
A Semana Nacional de Mobilização também segue firme em Juíz de Fora. Na quinta-feira (8) a Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Juiz de Fora (APG/UFJF), promoveu o "Ato-Debate: Direito dos Pós-Graduandos", com a participação do pró-reitor de pós-graduação, professor Fernando Aarestrup.  
 
No começo da semana, a entidade se reuniu com o Reitor, professor Henrique Duque, para apresentar um conjunto de reivindicações que norteiam a luta dos pós-graduandos. Estiveram presentes na reunião, o pró-reitor de pós-graduação, professor Fernando Aarestrup,  e os membros da entidade, Hyllo Nader, vice-presidente da ANPG e mestrando em História, Gabriel, mestrando em Geografia, Franciany, mestranda em História e  Suely Ribeiro, doutoranda em Ciências da Religião.
 
Uma das pautas latentes dos pesquisadores da universidade, consiste em ampliar o acesso ao Apoio Estudantil. Hoje há uma cláusula do edital que impossibilita que estudantes com diploma em curso superior concorreram aos benefícios do auxílio universitário. Tal medida, retira dos pós-graduandos em vulnerabilidade econômica a oportunidade de serem contemplados.  O reitor se comprometeu a apresentar no Conselho Universitário uma minuta com vistas à alterar o texto, permitindo, assim, que  os alunos dos programas de Mestrado e Doutorado participem do edital.
 
Além disso, foi solicitado representação dos pós-graduandos no Conselho Superior da Universidade e participação no Projeto de Universalização de Línguas (PU), que oferece cursos instrumentais em línguas, somente, para os alunos da graduação. Em linhas gerais, as reinvindicações foram bem recebidas e encaminhadas para análise.
 
A valorização das bolsas de pesquisa também foi tema da reunião. O reitor professor Henrique Duque, se comprometeu em levar a  reinvindicação na próxima reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e seguir o caminho do reajuste concedido pela Capes e CNPq, também, na UFJF.
 
 
APG/UNIFESP
 
A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de São Paulo (APG/UNIFESP), que acaba de eleger sua nova diretoria, organizou um grande ato em frente ao Edifício de Pesquisa II, na universidade. Com diversos cartazes e palavras de ordem, os pesquisadores reivindicaram pelo reajuste das bolsas de pesquisa. Veja as fotos do ato:
 

Pós-Graduandos manifestam na UNIFESP, durante Semana de Mobilização Nacional. (clique na imagem para ampliar)

 
 

APG/UFMG
 
Em audiência na manhã na quarta-feira, no campus Pampulha, a Associação de Pós-graduandos da UFMG discutiu a proposta de reajuste do valor das bolsas de pesquisa e projeto de lei que prevê a adoção de política permanente de valorização desse benefício.
 
A Audiência Pública tem a intenção de deliberar sobre um índice de valorização permanente que seja elencado durante o evento (ex. PIB, salário de servidor público, etc.), que possa ser levado ao Legislativo pela ANPG. Após a audiência os alunos caminharam até a Reitoria para uma manifestação em prol dos direitos dos pós-graduandos.
 
 
APG/UFBA
 
A Comissão de Mobilização da Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal da Bahia (APG/UFBA) organiza a Semana de Mobilização dos estudantes de Pós-Graduação na UFBA, prevendo-a para o início do mês de dezembro, tendo em vista que até o dia 21 de novembro os estudantes encontram-se em recesso. As atividades em construção abrangem panfletagens e debates sobre a pauta nacional dos estudantes no que se refere às bolsas de Pós-Graduação, política permanente de valorização das bolsas, PL dos pós-graduandos, a Pós-Graduação no Brasil, na Bahia e na UFBA e as pautas estudantis locais. A Comissão de Mobilização convoca a todos os estudantes de Pós-Graduação da UFBA para participação nas atividades da Semana Nacional de Mobilização, cuja programação será divulgada em breve.
 
Para mais informações, entre em contato com Maíra Gentil pelo email:[email protected]
 
 
APG/USP
 
Os pós-graduandos da Universidade de São Paulo se reuniram no Instituto de Química da instituição na quarta-feira (7). De acordo com Marcelo Arias, vice-presidente regional São Paulo, o debate discorreu sobre o PNAES, reajuste de bolsas e, prioritariamente, o PL dos Pós-Graduandos.
 
Crédito: Marcelo Arias (clique na imagem para ampliar)

 

APG/FIOCRUZ

Durante o 4º Fórum de Integração dos Alunos de Pós-Graduação do Instituto Oswaldo Cruz, em Búzios, Rio de Janeiro, os pesquisadores do Mestrado e Doutorado da instituição, reivindicaram por uma política permanente de reajuste de bolsas e uma maior valorização da pesquisa. 

Crédito: Gutemberg Brito (clique na imagem para ampliar)

 

Da redação, com informações das APGs