UFRN contrata para doutorado em ciências climáticas

carteira de estudante







   Duas de 44 vagas abertas em concurso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte são direcionadas para novo programa de pós-graduação

O novo programa é o primeiro doutorado em Ciências Climáticas do Brasil. Duas vagas do edital 36/2009 são para o curso de doutorado, sendo que uma delas é destinada para área de Oceanografia Física do Departamento de Física da UFRN. As inscrições para o concurso do Edital 36/2009 vão até 12 de março.

 

A iniciativa de criação do Doutorado em Ciências Climáticas é uma parceria do Centro Regional do Nordeste (CRN), instituição vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com a UFRN. O curso, com duração de quatro anos, tem ênfase em três temas: atmosfera oceânica, modelagem numérica e instrumentação oceanográfica.

 

A coordenadora do Departamento de Políticas de Programas Climáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Darly Silva, observa que o curso é aberto para qualquer profissional da área de ciências exatas. "Nosso objetivo é ter uma opção multidisciplinar para os profissionais brasileiros. Qualquer pessoa formada em física, química, biologia e outras áreas relacionadas podem fazer o curso. Precisamos de pessoal cada vez mais qualificado no mercado", avalia.

 

Darly explica que o estado foi escolhido porque desenvolve pesquisas importantes e tem uma posição geográfica privilegiada. "Temos uma preocupação grande com a erosão costeira e com a desertificação que avança no estado. Além disso, a UFRN tem vocação para as questões de modelagem numérica, instrumentação oceanográfica e, além disso, o estado tem a primeira base de lançamento de foguetes do país", lembra.

 

Em apoio ao novo programa de pós-graduação, o MCT liberou R$ 4 milhões para auxiliar na construção de um laboratório de calibração de equipamentos de meteorologia e oceanografia.

 

O edital do concurso público está em:

http://www.prh.ufrn.br/conteudo/concursos/prof_efetivo.htm

(Assessoria de Comunicação do MCT)