O V Encontro Nacional da ULEPICC Brasil (Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) será realizado entre 26 e 28 de novembro de 2014, na cidade do Rio de Janeiro. O Encontro, realizado com a parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e da Escola de Comunicação da UFRJ, tem como tema “Comunicação, Cultura, Informação e democracia: tensões e contradições”.

Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação devem enviar o trabalho completo para o Grupo de Trabalho (GT) do seu interesse, conforme orientações disponibilidades no hotsite a ser divulgado, que trará também informações completas sobre a programação, as formas e valores de pagamento das inscrições e as formas e modelo de submissão dos trabalhos. Será admitida a inscrição de apenas um (01) artigo científico por autor(a) ou coautor(a). Os artigos completos deverão ser submetidos online, segundo as instruções a serem disponibilizadas no site do evento.

Cronograma
Submissão de trabalhos: Até 21/07/2014
Divulgação dos aceites dos trabalhos: 21/08/2014
Versão final dos trabalhos (observados os comentários e sugestões dos pareceristas): até o dia 20/10/2014.

GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura – coord. Lia Calabre
Email: [email protected]
Ementa: Abriga pesquisas que retratam o papel econômico, político e sociológico que o campo da cultura e das artes assume na sociedade contemporânea. De um lado, engloba discussões sobre a atuação do Estado, da participação da sociedade e do mercado nesta relação, bem como os mecanismos de financeirização da cultura e das artes. De outro, debate a industrialização e mercantilização da cultura e sua implicação na dinâmica atual do capitalismo.

GT1 – Políticas de comunicação
Email: [email protected]
Ementa: Objetiva estudar as ações de agentes públicos e privados relativas ao processo de regulamentação da mídia em suas diversas fases. Envolve a definição do conjunto de normas, princípios, deliberações e práticas locais relacionadas com a administração, organização e funcionamento do conjunto do sistema comunicacional. Analisa os processos e estratégias locais, regionais e internacionais dos conglomerados de comunicação e seu impacto e influência nos governos e na sociedade. Além disso, a concentração das comunicações e telecomunicações no Brasil.

GT2 – Comunicação pública, popular ou alternativa
Email: [email protected]
Ementa: Contempla investigações sobre a comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral, bem como aquela ligada ao serviço público. Aborda todo tipo de comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania, atuantes em oposição à acentuada mercantilização da mídia.

GT3 – Indústrias midiáticas
Email: [email protected]
Ementa: Enfoca a rede institucional dos produtos comunicacionais que ligam a criação, produção, circulação, organização e comercialização de conteúdos de natureza cultural, informativa e de entretenimento. Engloba os processos industriais que envolvem televisão, cinema, rádio, internet, publicidade, produção editorial, indústria fonográfica, design, artes e espetáculos.

GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
Email: [email protected]
Ementa: Abriga pesquisas que retratam o papel econômico, político e sociológico que o campo da cultura e das artes assume na sociedade contemporânea. De um lado, engloba discussões sobre a atuação do Estado, da participação da sociedade e do mercado nesta relação, bem como os mecanismos de financeirização da cultura e das artes. De outro, debate a industrialização e mercantilização da cultura e sua implicação na dinâmica atual do capitalismo.

GT5 – Teorias e temas emergentes
Email: [email protected]
Ementa: Acolhe os trabalhos de fundamentação a partir da matriz teórica da Economia Política da Comunicação e da Cultura, suas distintas vertentes e perspectivas metodológicas bem como os estudos comparativos e relacionais entre a Economia Política da Comunicação e outras correntes teóricas da comunicação e de outras disciplinas.

GT6 – Ética, política e epistemologia da informação
Email: g[email protected]
Ementa: O objetivo geral do GT é fortalecer a presença da Ciência da Informação no âmbito da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, com ênfase no debate em torno das questões éticas, políticas e epistemológicas correlatas, bem como em suas interconexões teóricas e aplicadas.

Da redação

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