Nesta quinta-feira (10), a partir das 17h, começa a recepção dos delegados e participantes do 21º Congresso, no Hotel Opala, em Campinas (SP). O evento acontecerá na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Na programação haverá mesas- redondas e grupos de discussão para reflexão sobre questões importantes para a pós-graduação, além de tirar as propostas para a próxima gestão da ANPG.

"Esse Congresso é um grande pólo para a troca de conhecimentos e formação de opiniões e bandeiras de luta dos grupos organizados dos pós-graduandos. Esperamos que o evento tenha uma participação maciça dos delegados", afirmou o diretor de Ciências e Tecnologia da entidade, Hugo Valadares.

O desafio concreto do Congresso é o de debater a conquista de mais direitos e melhores condições de ensino para os pós-graduandos, como meio para a valorização da pós-graduação brasileira, ou seja, uma pós-graduação efetivamente a serviço do desenvolvimento econômico e social do País.

O credenciamento será na sexta-feira (11), na Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP. Os participantes que chegarem na quinta deverão ir diretamente para o hotel e procurar a Comissão Organizadora.

Os delegados não podem esquecer de levar: documento oficial com foto, atestado de matrícula ou carteira de estudante, ata de posse da Diretoria ou da Comissão para o APG, ata de indicação ou eleição do(a) delegado(a), documento indicando o total de alunos no programa de pós-graduação stricto-sensu e lato-sensu da universidade.

Durante o Congresso também acontecerá a 2ª Mostra Científica da ANPG. Serão expostos, por meio de painéis, cerca de 40 pesquisas de pós-graduandos (especialização, mestrado e doutorado) de diversas áreas.

 

Confira abaixo a programação do Congresso na íntegra:

 
Quinta-feira – 10/7/08

 
17 às 21 horas – Recepção e credenciamento dos delegados e participantes (até as 14:00 do dia 12 de julho).
 
Sexta-feira – 11/7/208

 
7 horas – Café da manhã

9 horas – A pós-graduação e as novas políticas educacionais.
Flávia Cale – UNE
Profª. Adelaide Faljoni – ANDIFES
Prof. José Vitorino Zago – ANDES

11h30 – Informes:
Participação da ANPG nos Conselhos

12 horas – Almoço

9 horas–– Expansão da pós-graduação e desenvolvimento nacional: o desafio do emprego decente para jovens mestres e doutores.
Roberto Nicolsky – PROTEC
Paulo Marcondes Carvalho Jr. – FNEPAS
José Vitório Zago – ANDES

16 horas – Grupos temáticos simultâneos em Educação e C&T Educação e Saúde
Francisco Mogadouro – AMERESP
Paulo Marcondes Carvalho Jr. – FNEPAS
Pós-Graduação Lato-Sensu e Pós a Distância (regulamentação, dados, perspectivas).
Marcos Danhone – SBPC PR / CENAPET
Marcos de Toledo Benassi – ABEP

18h30 – Jantar

20 horas – Grupos de debate simultâneos sobre Movimento nacional de pós-Graduandos.

22 horas – Programação festiva

Sábado 12/7/08

 

7 horas – Café da manhã

9 horas – Ciência, Tecnologia & Inovação para o desenvolvimento social e nacional.
Márcio Pochmann – IPEA
Marco Antônio Raupp – Presidente da SBPC
Carlos Henrique de Brito Cruz – FAPESP
Roberto Lotufo – Instituto INOVA.

11h30 – Informes
1° Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG
Revista da ANPG

12 horas – Almoço

13h30 – II Mostra Científica da ANPG – Apresentação de pôsteres

15 horas – Pós-graduação e políticas públicas – Mais e melhores direitos para os pós-graduandos
Dr. Thiago Matsushita – Presidente da APG PUC / ANPG
Dr. Dave Prada – Ouvidoria do Estudante
Augusto Vasconcelos – Conselho Nacional de Juventude

 

17 horas – Início da Plenária Final do XXI CNPG

18h30 – Jantar

20 horas – Plenária Final do XXI CNPG

22 horas – Programação festiva
 
Domingo 13/7/08

 
7 horas – Café da manhã

9 horas – Plenária Final do XXI CNPG

12 horas – Almoço / reuniões plenárias das chapas inscritas para a diretoria da ANPG

14 horas – Eleição da nova diretoria da ANPG

15 horas – Posse da nova diretoria da ANPG / Encerramento do Congresso

19 horas – Abertura da reunião anual da SBPC

 
Serviços:

Onde será o Congresso? Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP.
Onde fica o Hotel Opala? Avenida Campos Sales – Centro (www.hotelopalaavenida.com.br)
Quem procurar quando chegar? Hugo (19) 9665-9572/ André (19) 8149-8957 / Cibelly-secretária (19) 3521-0256
Qual o valor da inscrição? R$ 70,00 (inclui hotel, alimentação, materiais do Congresso, atividades culturais e transporte local).
 
Da redação

Author

Write A Comment