7ª Bienal da UNE: Abertas inscrições de trabalhos para mostra científica

carteira de estudante

Estão abertas as inscrições de trabalho científico e artístico para a 7ª Bienal da UNE, que ocorrerá entre os dias 18 e 23 de janeiro de 2011, no Rio de Janeiro, para o qual são esperados cerca de dez mil estudantes do Brasil e da América Latina. O término do período de inscrição é dia 30 de novembro.

Eleonora Rigotti, coordenadora de áreas da Bienal, afirma que é importante a participação do pós-graduando porque, ao reunir no evento trabalhos científicos que não necessariamente estão na academia, como trabalhos de não-estudantes que desenvolvem projetos de pesquisa ou extensão, surge a oportunidade de diálogo entre diferentes áreas, permitindo ao pós-graduando “agregar informação e conhecimento para pesquisa que está em curso”. “O evento não é só de arte e cultura, mas também de ciência”, completa Eleonora.

Já Fellipe Redó, diretor de cultura da UNE e coordenador geral do evento, conta que a bienal “é um espaço de dar visibilidade a essa produção jovem e acadêmica que está ocorrendo nas universidades, de possibilitar o diálogo e interação com outros trabalhos acadêmicos, e com isso buscar uma Ciência e Tecnologia mais avançada para o nosso país e nosso povo”.

A ANPG

 “A ANPG se insere nos contextos do movimento estudantil e do movimento acadêmico brasileiro, e cumpre a tarefa de buscar essa produção e assim garantir um grau maior tanto de qualidade dos trabalhos a serem apresentados quanto de interação com o meio acadêmico que está despontando nas universidades”, afirma Redó. Ele destaca, ainda, importância da participação da ANPG, “não só na mostra de ciência e tecnologia, mas em outros momentos da bienal, como os grandes debates temáticos, oficinas, num momento de incentivo a uma cultura mais diversa.”

Inscrições

Os trabalhos podem ser nas áreas de Artes Integradas, Música, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, C&T, Mostra CUCA e Atividades Autogestionadas.

As inscrições podem ser feitas pela internet, sem custo, por meio do preenchimento do formulário disponível AQUI.  O resultado será divulgado no blog da 7ª Bienal no dia 06 de dezembro de 2010.

Em relação aos trabalhos de Ciência e Tecnologia, serão selecionados para Mostra no máximo 200 trabalhos na modalidade oral e cinquenta pôsteres. Os trabalhos orais serão apresentados em grupos multidiscipinares e cada autor terá 20 minutos para sua explanação. É obrigatório que os próprios autores apresentem seus trabalhos.

AQUI, o link para inscrições. Para inscrever-se, é necessário o título do trabalho, os nomes dos autores e instituições de vínculo, introdução, metodologia, resultados e conclusão dos trabalhos, bem como o nome da instituição de fomento/apoio e dados sobre os integrantes do grupo.

O regulamento das mostras pode ser encontrado aqui.

Já as atividades autogestionadas podem ser oficinas, seminários, conferências, etc. e são espaços de intercâmbio, reflexão e elaboração de visões sobre a arte e a cultura em geral. Nelas, os proponentes tem inteira responsabilidade na definição de seu formato e outras necessidades, sendo que a coordenação da 7ª Bienal fornecerá apenas a infraestrutura básica, como por exemplo o local para realizar a atividade, e a divulgação na programação do evento.

A Bienal

A partir de um qualificado rol de convidados e mesas-redondas, grandes atrações culturais, assim como da transversalidade de linguagens como música, cinema, teatro, arte digital, literatura e artes visuais, a 7ª Bienal da UNE se consolida como o principal instrumento para o mapeamento e difusão da cultura produzida por estudantes de todo o Brasil.

Da redação, com UNE.