Iniciadas dia 8 as atividades do Salão de Pós-Graduação da UFRGS

carteira de estudante

Teve inicio nesta segunda-feira, dia 8 de novembro, o I Salão de Pós-Graduação da UFRGS. O evento, que tem como finalidade debater a pós-graduação na UFRGS, é organizado pela Associação de Pós-Graduandos da UFRGS com apoio da própria universidade.

Na mesa de abertura, além da Presidente da APG, Gabriele Gotllieb, estavam o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Aldo Lucion, e o Pró-Reitor de Pesquisa, João Schmidt. Todos ressaltaram a importância desta iniciativa pioneira de debater a pós-graduação na instituição e a inciativa da APG refundada após anos de inatividade.

Na primeira mesa de discussões do salão, esteve em pauta o Plano de Pós-Graduação da UFRGS (foto). Mediado pelo Diretor da APG, Mauricio Scherer, a mesa contou com as participações de Aldo Lucion, Pró-Reitor de Pós-Graduação, João Schmidt, Pró-Reitor de Pesquisa e Fábio Kessler Dal’Oglio, Coordenador do PPG em Desenvolvimento Rural da UFRGS.

Inspirados pelo novo Plano Nacional de Pós-Graduação, a intenção do debate era estimular a reflexão sobre um plano de pós-graduação da própria instituição. Entre os temas mais discutidos estavam a avaliação da CAPES e as questões relativas ao financiamento das pesquisas e das atividades de extensão nas atividades de pós-graduação.

O evento está sendo realizado na UFRGS entre os dias 8 e 12 de novembro e conta com mais de 85 trabalhos de pesquisa em pós-graduação escritos, e diversas oficinas e reuniões de áreas distribuídas nos três turnos. A noite, continuam a ser realizadas discussões relativas a pós-graduação em geral, e na UFRGS em específico; Nesta terça, a discussão versa sobre os direitos dos pós-graduandos.

 

Fonte: APG – UFRGS