Pós-Graduandos da UFRGS fazem paralisação nesta semana

carteira de estudante

Os pós-graduandos do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizam paralisação nesta semana em defesa de transparência e maior participação discente nas atividades do programa. Confira abaixo o relato da mobilização e as pautas levantadas. A ANPG parabeniza a organização dos pós-graduandos do PPGAS UFRGS e se soma ao conjunto de setores que os apoiam nesta manifestação.

Caros colegas e demais apoiadores da mobilização dos alunos de mestrado PPGAS 2011,

Iniciamos nesta segunda-feira nossa mobilização. Entre as atividades do dia, fabricamos cartazes que foram afixados nos corredores do IFCH, realizamos a entrega oficial de nossa carta de demandas na Secretaria do PPGAS e o lacramento da sala de aulas do Programa. Recebemos apoio de inúmeros agentes que se identificam com nossas reivindicações, o que nos deu novo alento e a certeza da justeza de nossas ações. Professores e alunos do PPGAS já manifestaram sua adesão e respeito a mobilização que deve se estender ao longo de toda a semana. De forma isolada, a coordenação do Programa tentou deslegitimar o movimento ao convocar uma reunião de caráter meramente informativo para a sexta-feira. Neste e-mail, sequer foi citada a grande paralização que, hoje pela tarde, espalhou-se pelo IFCH. Trata-se de uma tentativa de evitar a emergência de novos atores políticos na arena de debates do nosso programa. Como poderíamos aceitar uma reunião onde sequer seremos reconhecidos como interlocutores legítimos? Também foi reiterado, por parte da coordenação do Pós Graduação, que não haverá interrupção das aulas. O subtexto desta afirmação é sugerir que seremos penalizados com faltas caso seguirmos nossa agenda de mobilização. Ocorre que já somos muitos e é impensável construir uma aula sem a aceitação consciente e sincera dos estudantes. O movimento prossegue. Convidamos a todos para que leiam nossa pauta de reivindicações no seguinte endereço e para que se somem à ela: http://mestradoantropologia2011.wordpress.com/pauta-reinvindicatoria-de-paralisacao/.

Na última terça-feira (8/11) houve uma assembleia que debateu ações futuras e a incorporação de novas demandas ao movimento.

Reiteramos que nosso princípio fundamental é aumentar os espaços de diálogo em nossa Universidade, e é para tanto que os convidamos a participar da programação de nossa mobilização.

Estão conosco neste momento:

– A Associação de Estudantes de Pós Graduação

– A totalidade da turma de mestrado ingressa em 2011

– Professores do Pós que cancelaram suas aulas em respeito à legitimidade das demandas dos alunos.

– Os pós-graduandos da sociologia, que organizam um abaixo assinado em apoio a paralisação no PPGAS.

– Professores do programa de pós.graduaçao em relações internacionais

– Alunos da Graduação em Ciências Sociais

– Alunos de Antropologia da UNB

– Professores de Antropologia em outras universidade federais do Estado do Rio Grande do Sul.

Estamos interrompendo as aulas, mas nunca fechando as portas para o diálogo!

Gratos pela atenção,
Mestrandos Antropologia Social 2011 UFRGS
[email protected]

Fonte: http://mestradoantropologia2011.wordpress.com/