Ciência pela democracia: começa o 44º CONAP da ANPG

Acesse o regimento e confira a saudação da mesa diretora da entidade

 

Na tarde dessa sexta-feira, 10 de dezembro, aconteceu a abertura do 44º CONAP (Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos), com transmissão on-line por conta da pandemia da COVID-19, e participaram APG´s de todo o país. 

 

Sob o tema “A ciência nacional pela democracia”, a mesa diretora da entidade saudou a importância do Conselho no momento que o país atravessa.

 

“Com certeza o papel das APG´s tem sido essencial para a resistência da ciência,  diante dessa conjuntura de crise educacional, sanitária e de avanço do autoritarismo. A nossa entidade, ANPG, está na linha de frente  por conta dessa rede mobilizada” observa Flavia Calé, presidenta da ANPG, ao dar início às atividades do Conselho.

Stella Gontijo, vice-presidenta da ANPG, reverenciou a capilaridade dessa edição do CONAP, que conta com a presença de associações de todo o Brasil.

“Essa diversidade presente na reunião fortalece muito o debate sobre as batalhas que vem pela frente. Falar da defesa da democracia é falar em soberania, em valorização e investimento da Ciência e lutar contra o negacionismo”, avalia.

 

Para o secretário-geral da ANPG, Paulo Winicius Maskote, esse último ano mostra que a atuação dos pós-graduandos está muito além da luta institucional, uma vez que mobilizaram e estiveram nas ruas, desde que as manifestações foram retomadas com os protocolos sanitários. “ Que esse CONAP acumule e fortaleça a agenda de uma contra ofensiva a esse projeto autoritário do governo”, disse.

 

 

Entre os principais temas que serão debatidos ao longo dos três dias de reunião estão o reajuste das bolsas, a Construção do Plano Nacional de Pós-Graduação e a defesa da CAPES.

 

Confira aqui o Regimento do 44º CONAP 

 

Para assistir a abertura do 44º CONAP clique aqui.