ANPG participa do IX Copene

carteira de estudante

foto_d1be746ad25b07bbb66e9d0588bbd8c7_2017-01-06_13-49-30
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade de Dourados recebe, de 23 a 28 de janeiro, o IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (Copene) que é considerado o maior evento sobre temática negra no país.
O evento é organizado pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia – Cepegre, da UEMS, em conjunto com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN.
O IX Copene será realizado pela segunda vez em uma cidade do interior, tendo sido a primeira no ano de 2002, na cidade de São Carlos -SP, quando ocorreu o II COPENE. Também será a segunda vez que o mesmo é realizado na região Centro-Oeste. A primeira foi no ano de 2008, na cidade de Goiânia, o seja, o V COPENE.
Para a coordenadora do Cepegre/UEMS, Maria José Alves de Jesus Cordeiro, o evento demonstra a força da UEMS no cenário dos debates sobre questões étnico-raciais em nível regional e global. “O IX COPENE tem como objetivo geral reunir pesquisadores/as negros/as para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, às políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas”, informa.
O evento ainda contará com a presença de pesquisadores de diversas Universidades nacionais e internacionais. Nomes de peso como a profa Dra Nilma Lino Gomes, Ex-Ministra do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos; Prof. Dr. Kabengele Munanga, da Universidade de São Paulo (USP) e prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), dentre outros.
A ANPG participará da mesa redonda sobre Ações Afirmativas na Pós-Graduação que contará a participação do secretário geral da entidade, o professor Ms Gabriel Nascimento dos Santos e com a prof. Dr. Ahyas Siss, UFRRJ, prof. Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso, Prof. Associado do PPGH/UDESC, profa. Dra Luciene de Oliveira Dias, professora Adjunta da UFG e o prof. Dr. Joaze Bernardino Costa. Professor Adjunto da UNB.
Para demais informações, incluindo a programação oficial acesse o site oficial do IX Copene, disponível no endereço http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/ixcopene
Fonte: UEMS