APG UFSC e ANPG presentes na posse da nova reitoria

carteira de estudante

Na noite da última quinta (10), a ANPG esteve presente na posse da primeira reitora mulher da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a professora Roselane Neckel. Ela e a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco foram vencedoras do segundo turno da eleição realizado em novembro de 2011.

Após a solenidade, que contou com a presença da secretária de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, do deputado federal Pedro Uczai e do secretário de Educação do Estado, Eduardo Deschamps, além de representantes dos estudantes, servidores e de outras entidades da área da educação, a reitora anunciou os nomes dos pró-reitores e ocupantes dos demais cargos que farão parte de sua equipe.

As manifestações mais fortes do discurso de Roselane Neckel foram no sentido de colocar a UFSC a serviço do Estado e do país. “Devemos ser um espaço de construção de sujeitos cidadãos”, afirmou. “Temos o direito de sonhar com um Brasil melhor e superar desigualdades sociais que nos atingem de norte a sul”.

APG UFSC e a nova reitora, professora Roselane Neckel. 

A vice-presidenta da Associação de Pós-Graduandos da UFSC, Jouhanna Menegaz, compôs a mesa da solenidade representando a ANPG e em sua fala refletiu acerca da aproximação entre universidade e sociedade. “A produção do saber, da ciência e da tecnologia devem ser instrumentos a serviço do desenvolvimento do Brasil e da redução das desigualdades sociais ainda muito presentes em nosso país”, pontuou.

Entre os compromissos que a nova reitora assumiu estão a adoção de uma política de permanência dos estudantes, reduzindo a evasão acadêmica, a potencialização do uso dos recursos públicos e uma postura pró-ativa e propositiva frente aos governos federal, estadual e municipal.


Da Redação.